segunda-feira 7 de outubro de 2024
Foto: Instagram – Renato Bolsonaro
Home / ELEIÇÕES 2024 / Irmão de Bolsonaro acumula 7ª derrota em 8 eleições disputadas em SP
segunda-feira 7 de outubro de 2024 às 17:19h

Irmão de Bolsonaro acumula 7ª derrota em 8 eleições disputadas em SP

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), saiu derrotado das urnas neste último domingo (6) na disputa pela Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, conforme registra Thomaz Molina, do portal Metrópoles.

Segundo publicação, esta teria sido a oitava eleição disputada por Renato, e a sétima vez que ele concorreu a um cargo público e perdeu nas urnas.

O irmão do ex-presidente foi eleito apenas na primeira vez que disputou uma eleição, quando conseguiu ser vereador na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, em 1996, ao obter 834 votos.

Dois anos depois, Renato Bolsonaro tentou ser deputado pelo artido Progressista Brasileiro (PPB) e acabou na suplência. Em 2000, tentou ser vereador em Praia Grande novamente, dessa vez pelo Partido da Frente Liberal (PFL), e também não conseguiu.

Quatro anos depois, disputou mais uma vez uma caga de vereador, agora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e perdeu novamente.

Já em 2008, Renato não foi eleito ao disputar uma vaga na câmara municipal de Miracatu pelo Partido Social Liberal (PSL). Em 2012, tentou ser prefeito da cidade pelo Partido da República (PR), o atual PL, e acabou em terceiro lugar na disputa.

Em 2016, ele disputou novamente o posto máximo da administração municipal de Miracatu e perdeu novamente.

Neste ano, Renato Bolsonaro disputou a Prefeitura de Registro, cidade de 59 mil habitantes conhecida como “capital” do Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, região de preservação ambiental que abrange 22 municípios, incluindo Eldorado, cidade onde nasceu o ex-presidente e onde vive parte da família.

Samuel (PSD) venceu com 55,73% dos votos, contra 29,82% de Renato. Ex-chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin em São Paulo e ex-deputado federal pelo PSDB, Samuel Moreira, hoje no PSD de Gilberto Kassab, reuniu 10 partidos em sua coligação: PSD, PP, Republicanos, União Brasil, MDB, Podemos, Solidariedade, PSB e PDT e PSDB. Moreira já foi prefeito da cidade duas vezes.

Coordenador regional do PL no Vale do Ribeira, Renato é chefe de gabinete da Prefeitura de Miracatu.

No entanto, a força local do eleitorado bolsonarista foi um dos ativos que levou o Partido Liberal (PL) a preferir lançar Renato à Prefeitura da maior cidade da região. Tanto que a cidade foi uma das poucas que recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em período de campanha.

Veja também

Presença de mulheres nas câmaras municipais cresce e vai a 18% dos eleitos

O número de mulheres eleitas para as câmaras municipais de vereadores no país cresceu, proporcionalmente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!