“O município de São Francisco do Conde parece ter morrido junto com ela”, diz irmã
A fala é da presidente do DEM na cidade histórica do Recôncavo, Ralison Valentim, saudosa de sua irmã, a ex-prefeita Rilza, falecida após sentir os efeitos da anemia falciforme, há cinco anos conforme publicou o jornal A Tarde.
Para recuperar o projeto da irmã, Ralison lançou-se pré-candidata a prefeita, apesar de críticas duras sofridas de adversários políticos, duvidosos da sua intenção. A pré-candidata se diz surpresa com os ataques dos adversários e atribui a criação de notícias falsas ao incômodo proporcionado por seu nome como possível candidata do DEM, pois, segundo ela, conta com o respeito e a confiança de quem conheceu o trabalho de sua irmã.
– São Francisco regrediu bem uns 20 anos neste cinco de ausência dela – diz.
Ralison conhece bem a cidade por ter exercido uma função próxima de uma ouvidoria, como secretária de acompanhamento da gestão. Para ela, o único objetivo é fazer São Francisco do Conde crescer outra vez. Na avaliação de Ralison, os pouco mais de 40 mil habitantes ressentem-se de projetos confiáveis para o desenvolvimento do município. São Francisco dispõe de uma renda per capita favorável a uma boa administração, por conta dos recursos originados da produção de petróleo nos poços da região.