A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) encerra 2019 como um dos anos mais produtivos do seu mandato. Com 297 projetos protocolados, entre leis, indicações, requerimentos e moções (vários deles aprovados), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, foi um dos destaques na capa da revista “Raça” de janeiro, ao lado de sete outras personalidades negras, incluindo a escritora Conceição Evaristo, os cantores Projota e Flávio Renegado, o editor Maurício Pestana e o jornalista e apresentador Thiago Oliveira.
No mês de março no Carnaval de Salvador, Ireuda, junto à comissão, colocou nas ruas a campanha “Meu corpo não é sua fantasia”, levando informação e alertando para o assédio sexual e outras formas de violência contra a mulher. Também em março, Mês da Mulher, foi realizada uma sessão regimental no Plenário Cosme de Farias, com o tema “Feminicídio – O impacto causado à sociedade e os caminhos para eliminação”.
O evento reuniu representantes do poder público, ativistas e vítimas de agressões. 2019 também foi o ano da edição de maior sucessão e repercussão do Prêmio Maria Felipa, concedido a mulheres negras que lutam contra o racismo e pela autoafirmação. Ireuda apresentou ainda um importante projeto que visa garantir a liberdade de crença e de expressão, em que o objetivo é proibir a ridicularização e o menosprezo da religião cristã em manifestações culturais em Salvador.
Além disso, Ireuda também indicou ao prefeito ACM Neto (DEM) a criação do “Apito Salvador”, com o intuito de coibir e alertar casos de violência contra a mulher. O mecanismo consiste em, caso uma mulher sofra qualquer tipo de violência, ela dá o sinal com um apito, que tende a alertar as pessoas em volta e inibir a ação do agressor. A ideia do “apitaço” surgiu na Colômbia e já é adotada em vários estados brasileiros.
No mês das crianças, como nos anos anteriores, a vereadora e sua equipe organizaram a distribuição de kits com brinquedos e doces na comunidade de Jardim Nova Esperança. Houve também atividades lúdicas com as crianças, shows humorísticos e uma série de outras brincadeiras que abrilhantaram a data considerada de grande importância pela parlamentar.
Ainda no mês de outubro, por ocasião do Outubro Rosa, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, por meio da presidente Ireuda Silva, lançou a campanha “Vernissage Mulheres de Peito”, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de exames preventivos.
Aprovações
No fim de 2019, a Câmara aprovou por unanimidade dois projetos de indicação de Ireuda. Um deles sugere ao prefeito ACM Neto a criação do SIMM Mulher, que visa inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho. O outro propõe a criação na Guarda Civil Municipal, da Patrulha Especializada de Defesa da Mulher (PEM), com o intuito de promover rondas e atuar de forma efetiva na proteção e no combate à violência contra a mulher.
Além dos avanços enumerados, Ireuda tomou posse como secretária do Mulheres Republicanas de Salvador. Para ela, a nova função é uma honra e também mais um desafio que assume em sua história de vida, em grande parte dedicada à luta por mais empoderamento, mais direitos e contra o machismo.