O diretor-geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Rodrigo Pimentel, afirmou nesta quarta-feira (22) que o governo do estado estuda medidas para “mitigar” o aumento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor).
Para estipular o valor do tributo anual, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) utiliza como base de cálculo a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica), que estima os preços de automóveis no varejo.
“Estamos discutindo com a Secretaria da Fazenda. Talvez venham alterações [no valor do IPVA], até por conta do aumento do valor dos veículos que deu na tabela Fipe. O governador [Rui Costa] determinou prever medidas para poder mitigar essa questão. Então nos próximos dias deve estar tendo novidades com relação ao cronograma e com relação ao pagamento do IPVA”, antecipou o diretor do Detran, em entrevista ao programa Isso é Bahia, da A Tarde FM (103.9).
“A gente está avaliando com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, junto com o governo, medidas para mitigar isso aí. Pode ser tanto aumentar números de parcelas ou até descontos. Isso deve ser divulgado hoje ou até amanhã. Eu acho que vamos ter novidades aí, nessa matéria”, complementou.
Sede
Durante a entrevista, Rodrigo Pimentel comentou também a venda da sede do Detran-BA, situada em Pernambués.
O imóvel público, entre outros, teve a alienação aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no último dia 7.
De acordo com o diretor-geral, a venda ocorre porque a sede “ficou muito grande”, já que os serviços do órgão de trânsito também são disponibilizados em unidades do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
“É muito melhor para o cidadão. Então o governo decidiu vender, não só o Detran, como outras áreas públicas. A Secretaria de Administração deve fazer o leilão nos próximos meses e nós vamos sair de lá. Já estamos procurando, mapeando alternativas para instalar a nova sede do Detran”, afirma.
Outro leilão
Pimentel aproveitou para divulgar o leilão do Departamento Estadual de Trânsito, ainda em andamento.
Segundo o Detran-BA, são leiloados mais de mil veículos e sucatas aproveitáveis em nove cidades da Bahia.