quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Iphan lança sistema para desburocratizar concessão de licenças no país
sexta-feira 11 de junho de 2021 às 07:03h

Iphan lança sistema para desburocratizar concessão de licenças no país

NOTÍCIAS


Parte do processo de licenciamento ambiental de obras e empreendimentos no país passará a ser digital. É que o Iphan inaugurou nesta última quinta-feira (10) um sistema que promete desburocratizar os pedidos de licenciamento que chegam ao órgão.

O Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio pretende automatizar a fase inicial de pedidos de licença que antes era manual. O sistema utiliza ferramentas de georreferenciamento e promove o cruzamento entre a base de dados já existente do Iphan com as informações fornecidas pelo proponente.

O sistema fará uma análise automática das informações prestadas e indicará a necessidade ou não de adequação do projeto. Dessa forma, a ideia é reduzir de forma significativa a duração dos processos de licenciamento. Segundo Gilson Machado, ministro do Turismo, pasta que controla o Iphan, atualmente a análise dos projetos no órgão pode levar meses. Com a digitalização, esse prazo poderá ser reduzido para 30 minutos.

O lançamento da ferramenta ocorre na tarde desta quinta em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Bolsonaro. Também será lançado um portal do Ministério do Turismo com informações sobre as principais oportunidades de investimento do setor no país.

Veja também

Novo presidente do TCU quer ofensiva contra subsídios do governo; setor elétrico está no alvo

Novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo chega ao cargo disposto a fazer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!