No Sudeste, que concentra os três maiores colégios eleitorais brasileiros (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança, com 39% das intenções de voto, frente a 33% de Jair Bolsonaro (PL), revela a nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope), divulgada nesta última segunda-feira (29). Nenhum dos dois variou na região. No entanto, no restante do país a disputa se mostra mais apertada, sobretudo no Sul e no Norte/Centro-Oeste.
Nos estados do Sul, o petista continua com os 36% da última pesquisa, de 15 de agosto. Porém, Bolsonaro recuou de 39% para 34%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No Norte/Centro-Oeste, a corrida é ainda mais acirrada. Em 15 de agosto, Lula tinha 44%, contra 36% do atual presidente. Na atual rodada, o petista oscilou para baixo, enquanto o candidato à reeleição avançou, e ambos têm 40% das intenções de voto.
No Nordeste, a diferença entre eles ainda é significativa, mas a vantagem de Lula caiu de 35 para 32 pontos percentuais. O ex-presidente manteve os 57% de 15 de agosto. Bolsonaro, por outro lado, passou de 22% para 25%.
Esta é a primeira pesquisa Ipec para a presidência após o início das entrevistas dos candidatos no Jornal Nacional, da TV Globo, que ocorreram entre os dias 22 e 26 de agosto. No cômputo geral, Lula tem 44% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro alcança 32%. Ciro Gomes marca 7% e Simone Tebet, 3%. O candidato Felipe D’Ávila (NOVO) tem 1%.
O Ipec entrevistou 2.000 eleitores em entrevistas presenciais. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01979/2022.
Pesquisa Ipec: Diferença entre Lula e Bolosnaro cai para apenas 8 pontos; confira