As pesquisas Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, custaram R$ 23,4 milhões em 2022. Na sequência, aparece o Datafolha, com R$ 14,2 milhões. Os dados estão registrada na base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi consultada nesta sexta-feira (7).
Segundo os dados, as três pesquisas mais caras realizadas pelo Ipec, no valor de R$ 347.659 cada, contratadas pela TV Globo, entrevistaram, no total, 9.024 eleitores entre os dias 13 de setembro e 1º de outubro. A média de entrevistados nas pesquisas era de 1.000 eleitores.
Já o Datafolha, que costumava entrevistar entre 1.000 e 6.800 eleitores nas pesquisas anteriores, disse que recebeu R$ 617.972 para uma pesquisa com 12.800 eleitores, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na véspera do 1º turno das eleições.
A base aliada do governo de Jair Bolsonaro no Senado Federal conseguiu apresentar o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos institutos de pesquisa. O requerimento, protocolado pelo senador Marcos do Val (PL-ES), alcançou 31 assinaturas.
Enquanto na Câmara, governistas já conseguiu obter 90 assinaturas para iniciar uma investigação sobre os institutos de pesquisa de opinião.
O objetivo é investigar a atuação dos institutos durante o primeiro turno das eleições devido às diferenças entre as projeções das pesquisas e os resultados apurados no último domingo (2).