Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (11) aponta que 39% dos brasileiros classificam a terceira gestão do presidente Lula (PT) como ótimo ou bom. Os que a classificam como regular são 30%, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 26%. Os que não sabem ou não responderam são 6%.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 19 de março, a avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, passando de 41% para 39%. Já a reprovação oscilou dois pontos para cima, de 24% para 26%.
O Ipec ouviu 2.000 eleitores em 128 municípios entre os dias 1º a 5 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números são semelhantes aos encontrados na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 29 e 30 de março, quando a administração Lula foi considerada boa ou ótima por 38%, enquanto 29% consideraram o governo ruim ou péssimo.
A avaliação positiva de Lula, segundo o Ipec, é mais expressiva entre os moradores da região Nordeste e entre os que possuem renda familiar de até um salário mínimo, com 55% e 53%, respectivamente. Entre os destaques de avaliação negativa estão os evangélicos e os moradores da região Sul, com 44% e 37%, nesta ordem.
O Ipec também registrou que 54% aprovam a forma como Lula governa, enquanto 37% desaprovam e 9% afirmaram não saber ou decidiram não responder.
Ainda segundo o instituto, 52% dos brasileiros dizem confiar no atual mandatário, enquanto 44% afirmaram não confiar.