IPAC promove formação em Direitos Humanos e Diversidade para funcionários
Dinâmica ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, no prédio 29 do Instituto
Gêneros, sexualidade, identidade e LGBTIFobia são alguns dos assuntos a serem abordados durante o programa de Formação sobre Direitos Humanos e Diversidade, destinado aos vigilantes e recepcionistas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/BA), autarquia vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA). O encontro será nos dias 5 e 6 de setembro (quinta e sexta), às 14h, na sala de Coordenação de Educação Patrimonial (Cepa).
O objetivo é formar os servidores do Instituto que atuam diretamente com o público, mostrando a importância do respeito à diversidade e combate as formas de discriminação, além de ajudá-los a desconstruir conceitos estabelecidos pela sociedade sobre o assunto. Na ocasião, a dinâmica da apresentação ocorrerá em dois momentos: no primeiro, ocorrerá uma apresentação dos conceitos básicos sobre gêneros, sexualidade, identidade de gênero, orientações sexuais e LGBTIFobia, com dicas sobre como acolher e atender respeitosamente todas as pessoas, e uma apresentação de ferramentas de defesa para o público LGBT, discussões sobre legalidade, garantia de direitos e discriminação.
Já no segundo momento, as conversações, sugestões e dúvidas relacionadas às práticas profissionais (acolhimento, tratativas, conceito, diferenciações) serão livres e abertas para todos participantes. O projeto é uma parceria entre o IPAC e o Fundo de População da ONU (UNFPA), o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CPDD) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Serviço:
Formação sobre Direitos Humanos e Diversidade para funcionários
Data: 5 e 6 de setembro (quinta e sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h
Local: rua Gregório de Matos, nº 29 – sala da CEPA