segunda-feira 8 de julho de 2024
Home / NOTÍCIAS / IPAC capacita agentes públicos sobre preservação patrimonial
segunda-feira 15 de julho de 2019 às 10:46h

IPAC capacita agentes públicos sobre preservação patrimonial

NOTÍCIAS


Policiais militares, atuantes no Centro Antigo de Salvador, participaram do curso de capacitação voltado para a preservação do patrimônio cultural, promovido pela Coordenação de Educação Patrimonial, ligado a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Durante três dias (10 a 12 de julho), foi realizado o II Curso de Qualificação em Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Baiano com o objetivo de formar agentes de segurança pública para atuarem na defesa do patrimônio cultural baiano, qualificando-os enquanto agentes na preservação do patrimônio cultural da Bahia.

Os participantes são lotados nas 11º e 16º Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, 18º Batalhão da Polícia Militar, Especializado em Policiamento Turístico da Polícia Militar (PM) e na Guarda Municipal de Salvador.

De acordo com a coordenadora Daiana Sacramento, a realização da iniciativa visa atender a demanda de ações de formação e capacitação em patrimônio cultural, voltadas para a formação de agentes que, a partir da interpretação do bem cultural, entenda-o como um patrimônio a ser reconhecido, preservado e protegido.

A programação contou com a participação do diretor geral do IPAC, João Carlos Oliveira, além dos especialistas Roberto Pellegrino, Roberta Ventura, Nívea Alves, Beatriz Ulloa, Tâmara Azevedo, José Iglesias e Capitão Amparo, que debaterem os temas: A constituição do campo do Patrimônio Cultural; Patrimônio Material e Imaterial com exibição do vídeo da Festa da Boa Morte ; Memória, Cidadania e Diversidade Cultural; Patrimônio Cultural e Turismo; Patrimônio Cultural e Segurança Pública; Políticas Públicas de Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural.

No último dia, aconteceu uma visita guiada conduzida pela arquiteta do IPAC, Lígia Larcher, saindo do Terreiro de Jesus até o Forte Santa Maria, na Barra, explicando sobre a arquitetura dos principais pontos patrimoniais da capital, como a Praça Castro Alves e o Edifício A Tarde, a Praça 2 de Julho, MAB, Igreja de Santo Antônio da Barra e Teatro Castro Alves. O curso teve encerramento no recém reinaugurado Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

Veja também

Bolsas da Europa sobem após abertura negativa, com foco no quadro político francês

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira (8), revertendo perdas do começo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!