Agora foi a vez da HPE, representante da Mitsubishi no Brasil, anunciar investimentos. O aporte de R$ 4 bilhões na fábrica de Catalão (GO), até 2032, será direcionado para diversas adequações na unidade industrial e para a produção de novos produtos da marca. A expectativa segundo a revista Quatro Rodas, é pela nacionalização da nova geração da L200 (que será lançada no Brasil ainda em 2024) e do novo SUV Xforce, considerado o substituto do ASX.
O investimento é somado ao volume de mais de R$ 30 bilhões que foi anunciado pelas principais marcas presentes no Brasil. E o programa Mover ajudou a promover essas decisões, pois garantiu incentivos de quase R$ 20 bilhões na indústria automotiva brasileira até 2028. Esta verba virá de créditos fiscais para as empresas que comprovarem investimento em pesquisa e desenvolvimento com foco em descarbonização.
O plano de investimentos da Mitsubishi também contempla o financiamento de pesquisas e estudos para a criação de sistemas de produção cada vez mais sustentáveis, incluindo tecnologias híbridas e flex.
Atualmente a Mitsubishi tem três modelos na linha, os Eclipse Cross e a picape L200 nacionais e o Pajero Sport, importado da Tailândia. Todos eles trazem motores a diesel ou a gasolina, nenhum é flex ou eletrificado.
Portanto é esperado essa diversificação de motores também para atender a nova fase do Proconve L8, que entrará em vigor em 2025 e será mais rígida com o limite de emissões de poluentes.
A expectativa é que esse investimento viabilize, ainda, a produção local da nova geração da L200. A picape passou a ter novo motor e novo chassi, que serão compartilhados com a próxima geração da Nissan Frontier. Ao mesmo tempo, cresceu: ficou 8 cm mais longa, 9 cm mais larga, 2 cm mais alta, enquanto a distância entre-eixos está 13 cm maior.
O motor 2.4 turbodiesel teve potência aumentada para 204 cv (mesma potência da Toyota Hilux) e 47,9 kgfm, na afinação mais forte. Vale lembrar que o motor da atual geração da picape vendida por aqui também é um 2.4 turbodiesel, mas sua potência e torque são de 190 cv e 43,9 kgfm. Além disso, está completamente diferente por dentro.
O lançamento da nova geração da L200 no Brasil ainda em 2024 foi confirmado pelo presidente da HPE no último Salão de Tóquio, em outubro. A intenção da empresa seria importar a nova picape média ainda neste ano. A nacionalização aconteceria depois.
Outro carro que poderia ser nacionalizado é o Mitsubishi Xforce, um SUV compacto cotado para ser o carro de entrada da marca. É menor que um Eclipse Cross e, na Ásia, tem apenas um modesto motor 1.5 aspirado com 105 cv e 14,37 kgfm, sempre com tração dianteira e câmbio CVT.
Segundo a HPE, o volume de carros Mitsubishi vendidos anualmente é de cerca de 22.000 unidades e a fábrica em Catalão gera cerca de 2.000 empregos diretos e outros 10.000 indiretos.
“É um orgulho imenso trazer uma excelente notícia para a nossa marca no Brasil, em especial para a população da região de Catalão. Estamos no país há mais de 30 anos, 25 deles com nossa fábrica em Catalão. Somos a única marca no país a produzir picapes de tecnologia japonesa em solo nacional. Ao longo dos anos, nos firmamos como sinônimo de robustez e qualidade em todos os tipos de terrenos. Os próximos oito anos serão muito empolgantes para a nossa marca”, afirma Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, empresa representante da Mitsubishi no Brasil.