terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Interrupção geral de serviços de internet afeta usuários brasileiros
quinta-feira 22 de julho de 2021 às 14:26h

Interrupção geral de serviços de internet afeta usuários brasileiros

NOTÍCIAS


Diversos sites e serviços brasileiros passaram por um período de instabilidade iniciado por volta de 11h da manhã desta quinta-feira (22), informa a plataforma internacional de monitoramento de servidores Downdetector.

Segundo o serviço, o Akamai – a maior rede de entrega de conteúdo (content delivery network, CDN na sigla em inglês) do mundo passa por dificuldades técnicas. A Akamai é responsável por cerca de 30% dos servidores de distribuição de conteúdo digital da rede mundial.

Uma CDN usa redes de servidores especializados que estão distribuídos geograficamente para acelerar a velocidade com que o usuário recebe as requisições feitas no navegador. Na prática, páginas que são hospedadas no Japão ou na Europa, por exemplo, são copiadas em um servidor fisicamente mais próximo do usuário para que o tempo de download da informação seja reduzido.

Serviços bancários, como a Caixa e o Banco Safra, a corretora de valores Clear e a financeira Sicredi, ficaram inacessíveis. Servidores e lojas de jogos online, como a Playstation Network, da Sony, e a Steam, da Valve, também foram afetados. As lojas virtuais Amazon e Submarino também sofreram com a interrupção, mas já estão restabelecidas. O MercadoLivre também passa por instabilidade em seus serviços, assim como o PagSeguro, do grupo Uol.

No início do mês, uma falha parecida ocorreu em outra CDN de grande porte, a Fastly Inc., e também afetou serviços financeiros, comércio e servidores de jogos.

A Akamai informa, na página de monitoramento de seus serviços, que está investigando as causas da interrupção generalizada.

Veja também

De olho em 2026, João Campos contempla PT, MDB e União Brasil no secretariado em Recife

Tido como pré-candidato ao governo do estado de Pernambuco em dois anos, o prefeito de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!