A Biotic S/A, a empresa Huawei e o GDF assinam acordo esta semana para iniciar a fase de testes do primeiro espaço permanente do 5G no Brasil, no Parque Tecnológico de Brasília.
Diferentemente da tecnologia 4G, o 5G viabiliza a conexão simultânea de aparelhos. Além de maior velocidade para navegar na internet, o usuário poderá conectar até mil objetos, como casas, carros e eletrodomésticos, via internet em seu celular. A rede também pode consumir até 90% menos de energia.
“Estamos fazendo uma aposta na melhoria da internet em Brasília. Tudo que for tecnologia de ponta nós vamos apoiar”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).
O acordo envolve a Biotic S/A, que tem como objetivo promover mudanças na estrutura econômica do Distrito Federal por meio da implantação e gestão do Parque Tecnológico de Brasília, em parceria com a empresa chinesa Huawei, maior produtora de smartphones do mundo e fornecedora de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Nesta fase de testes, o acesso estará restrito ao espaço do Biotic, próximo à Granja do Torto, e só será expandido para toda a população quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fizer o leilão do 5G no Brasil. Isso deve ocorrer entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021.
Após o início da fase de testes, ocorrerão periodicamente seminários, palestras e eventos, abertos à comunidade e a escolas de Brasília, por meio dos quais serão disponibilizados equipamentos já adaptados para o 5G. Dessa forma, os participantes podem ter uma experiência real de como será navegar na quinta geração de internet móvel.
“Essa tecnologia é inovadora e abre o debate e a discussão no mundo inteiro, porque ela promete revolucionar a navegação na internet. Uma experiência de grande importância para o DF, que investe muito no tema tecnológico e digital. Esse acordo com a Huawei é uma sinalização clara de que queremos participar do que existe de mais inovador no mundo”, destacou o presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias Henrique.
O secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, frisa que o Executivo local pretende transformar Brasília “em um berço da tecnologia e do desenvolvimento nessas áreas”. Em uma das frentes, quer incentivar cada vez mais a criação de startups. “Acreditamos que a vinda do 5G dará impulso a esses empreendimentos no Distrito Federal”, ressaltou.
A assinatura do acordo ocorrerá nesta quarta-feira (26), às 11h, no Palácio do Buriti, e contará com a presença do governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, haverá um talk da Huawei sobre o que é 5G e como essa tecnologia pode contribuir para uma “capital do futuro”.