Levantamento de Centro Mackenzie de Liberdade Econômica diz ser um tratamento de alto custo
No foco das atenções de autoridades sanitárias, as unidades de terapia intensiva (UTIs) representam, para os casos graves, uma importante ferramenta de cura. Contudo, é um tratamento de alto custo.
Um levantamento da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Mackenzie de Liberdade Econômica mostra que, no Sistema Único de Saúde (SUS), o valor da internação pode chegar a R$ 14,7 mil por paciente.
Segundo o estudo, um paciente do SUS internado em UTI clínica médica tem um custo aproximado de R$ 700 por dia. Um um paciente contagiado pelo coronavírus, por exemplo, fica internado de duas a três semanas na unidade de terapia intensiva.
Nos casos graves, a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode provocar pneumonia, produzindo um processo inflamatório que atinge os pulmões, fazendo com que os pacientes percam a capacidade respiratória e, portanto, necessitando de suporte ventilatório. Normalmente, esses equipamentos estão disponíveis apenas em leitos de UTI.