O nome do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) é ventilado por integrantes do Centrão como provável substituto de José Múcio Monteiro, no Ministério da Defesa. A movimentação faria parte segundo Guilherme Balza, da GloboNews, da “dança das cadeiras” dos ministérios do governo Lula. Atualmente, Alckmin é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
A primeira informação é de que Alckmin deixasse o ministério e focasse apenas na vice-presidência. No entanto, ele não estaria interessado em deixar a pasta.
Segundo uma pessoa próxima ao vice-presidente, Alckmin foi sondado na época da transição para assumir a Defesa por ter uma boa interlocução com os militares, mas recusou o cargo. Por outro lado, Múcio embora não trabalhe com a ideia de ficar quatro anos, considera que o trabalho ainda não foi finalizado.
A expectativa de Geraldo Alckmin é viajar mais pelo país à frente do MDIC, o que afasta um pouco dos rumores em torno do nome dele na Defesa. Pelo menos por enquanto.