segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Integrantes da CPMI do 8/1 discutem convocação de hacker ligado a Carla Zambelli
quinta-feira 3 de agosto de 2023 às 11:59h

Integrantes da CPMI do 8/1 discutem convocação de hacker ligado a Carla Zambelli

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Integrantes governistas da CPMI do 8 de janeiro protocolaram requerimento para convocação do hacker Walter Delgatti Neto. Os pedidos foram feito após operação da Polícia Federal realizada nesta última quarta-feira (3).

As investigações da Polícia Federal apontam suspeitas de que a deputada Carla Zambelli (PL-SP), alvo de mandado de busca e apreensão, tenha contratado Delgatti, preso durante ação da PF, para invadir redes do Conselho Nacional de Justiça e inserir dados falsos em seus sistemas.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), autor de um dos seis requerimentos de convocação, alega segundo João Valadares e Caetano Tonet, do jornal Valor, que Delgatti precisa prestar depoimento para esclarecer “possível envolvimento na promoção dos atos criminosos contra a democracia e as instituições públicas brasileiras”.

“O ataque inseriu de forma ilegal onze alvarás de soltura de pessoas presas e um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes”, diz. “Em depoimento anterior, o hacker confirmou que ação visava demonstrar a vulnerabilidade do Sistema de Justiça brasileiro e descredibilizar publicamente o sistema eletrônico de votação, com o intuito de questionar o resultado eleitoral das urnas”, complementa o parlamentar.

A sessão deliberativa da CPMI, marcada para ter início às 10h desta quinta-feira, atrasou. Integrantes estão reunidos na liderança do PDT no Senado para decidir quais requerimentos vão entrar na pauta de votação. A convocação do hacker é um dos pedidos que têm causado impasse entre governo e oposição.

Zambelli teve seu sigilo bancário quebrado, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os desdobramentos do caso levantaram suspeitas sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no episódio — a PF cogita intimá-lo a depor.

Zambelli vai prestar depoimento à PF na segunda-feira. Em coletiva de imprensa no fim da manhã desta quarta, na Câmara dos Deputados, ela buscou eximir Bolsonaro de culpa e alegou ter contratado o hacker apenas para fazer uma conexão entre suas redes sociais e seu site, sem o objetivo de fraudar a eleição.

Chamado pelo apelido de Vermelho, Delgatti tornou-se conhecido dos investigadores após invadir os celulares de diversas autoridades brasileiras em 2019 — entre elas o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR) —, o que deu origem à chamada “Vaza-Jato”.

As mensagens interceptadas demonstraram a ilegalidade de uma série de condutas da Operação Lava-Jato, o que resultou na anulação das sentenças impostas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!