segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Integração com transporte complementar é tema de reunião na Câmara de Salvador
quarta-feira 11 de setembro de 2019 às 16:18h

Integração com transporte complementar é tema de reunião na Câmara de Salvador

POLÍTICA


O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), se reuniu na terça-feira (10) com representantes de duas cooperativas que operam o sistema de transporte complementar da capital baiana. Eles pediram a integração com o metrô e os ônibus. Segundo os dirigentes, a falta dessa integração vem causando prejuízo ao usuário e, principalmente, ao cooperativado.

O ex-vereador Everaldo Augusto esteve no encontro e ressaltou a problemática vivida pelos motoristas. “É uma situação que afeta a população como um todo porque eles deixam de fazer a integração e perdem dinheiro, já que mais de 100 linhas de ônibus foram extintas e a população ficou sem opção”.

Vicente Abreu, presidente da Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Coopstecs), revelou o prejuízo dos 291 cooperativados. “Temos um prejuízo real desde 2017. Solicitamos ajuda ao presidente. Temos hoje 80 mil passageiros por dia e eles também precisam ser atendidos junto ao metrô e aos ônibus, até porque carregamos o trabalhador mais carente”.

Segundo Abreu, o número de passageiros já chegou a 150 mil por dia. Sem a integração esse número caiu quase pela metade. “O passageiro vai a pé e prefere fazer a integração e deixa de usar nosso transporte complementar”, completou. “Se a prefeitura quer acabar com o transporte complementar que nos diga porque hoje vivemos em uma ilusão de fazer parte de um sistema de transporte”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara, vereador Hélio Ferreira (PCdoB), afirmou que vai pautar o assunto na Comissão Especial de acompanhamento e fiscalização do contrato de concessão das empresas prestadoras de serviço público de transporte coletivo municipal rodoviário de passageiros.

Audiência pública

O presidente Geraldo Júnior sugeriu a realização de uma audiência pública com a presença do Ministério Público do Estado da Bahia e do secretário de Mobilidade, Fábio Mota, para que seja discutido o estudo de integração do transporte complementar realizado pela Prefeitura de Salvador. A sugestão será pautada na reunião do colegiado.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!