O Instituto Brasil-Israel repudiou um discurso do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (17). Na ocasião, conforme o jornal O Globo, o parlamentar comentou a participação do avô na Segunda Guerra Mundial. Segundo um porta-voz da entidade, porém, Bilynskyj estaria “se orgulhando” do parente “ter lutado ao lado dos nazistas”.
Durante a fala no plenário, o deputado aproveitou a homenagem ao Dia Internacional da Vishyvanka, veste tradicional da Ucrânia, para exaltar o avô, o ucraniano Bohdan Bilynskyj, por lutar “em uma guerra mundial para libertar a Ucrânia das garras do comunismo” — o país do Leste Europeu, à época, fazia parte da União Soviética.
Na última quarta-feira, 17 de maio, um deputado federal falou na Câmara. No discurso, ele exaltou que o avô lutou na Segunda Guerra Mundial – era parte da SS, a polícia nazista.https://t.co/vMxKuiO4ft
— Instituto Brasil-Israel (@ibi_br) May 18, 2023
— Essas vestes são uma homenagem às minhas origens, ao meu avô Bohdan Bilynskyj, que chegou ao Brasil, em 30 de setembro de 1948, após lutar bravamente pela liberdade de seu país, invadido por russos comunistas. (…) Meu avô Bohdan, aos 20 anos de idade, lutou em uma guerra mundial para libertar a Ucrânia das garras do comunismo. E hoje, como deputado federal, ao lado de meus irmãos, luto contra a instalação de um regime comunista no Brasil — declarou Bilynskyj, sem apresentar evidências do paralelo histórico.
Durante a ocupação alemã, no curso da Segunda Guerra Mundial, o território atraiu uma grande quantidade de simpáticos ao regime nazista, com a criação de unidades da Waffen-SS — subdivisão da polícia nazista de Adolf Hitler — formadas por voluntários ucranianos. Segundo o deputado, seu avô foi um deles, alistando-se na 14ª Divisão de Granadeiros da força armada.