A Meta está processando pela primeira vez segundo Bruno Pavan, da revista IstoÉ, empresas que vendem curtidas no Instagram no Brasil. De acordo com o grupo, foram ajuizados dois processos em São Paulo contra empresas que estão gerando “falso engajamento”, violando os termos de uso da rede social e ferindo a legislação brasileira.
“Além de entrar com duas ações na justiça, desativamos contas e enviamos notificações extrajudiciais para mais de 40 empresas localizadas no Brasil que ofereciam serviços semelhantes de engajamento falso para Facebook e Instagram”, disse a empresa em nota oficial.
A Meta e o Instagram processaram a MGM Marketing Digital LTDA, a Igoo Networks Eireli Me e seus acionistas por operarem serviços de engajamento falso chamados “InstaBrasil”, “InstaCurtidas”, “SMM Revenda”, “Seguidoresgram”, “Seguidores Brasil”, entre outros.
Empresa anuncia novas políticas para as eleições
A empresa também anunciou as políticas que vai adotar nas eleições. A companhia apontou que, desde 2016, investiu mais de US$ 5 bilhões, além de ter uma equipe de mais de 40 mil pessoas no mundo todo atuando com segurança e integridade.
A Meta celebrou também a parceria firmada com o Tribunal Superior Eleitoral em 2021, que direciona por meio de um link os usuários para o site do TSE sempre que aparecer uma postagem sobre as eleições no feed. Essa iniciativa aumentou o número de acessos no site do tribunal em mais de 10 vezes. Além disso, a plataforma tem parceria com agências de checagem e vai ativar um Centro de Operações para eleições durante o período.