O Instagram detalhou em seu site oficial como faz as escolhas que determinam o funcionamento da plataforma e a experiência que os usuários têm nela. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (8), no texto “Shedding more light on how Instagram works” (“Esclarecendo melhor como o Instagram funciona”).
Na publicação, a rede social tenta responder perguntas simples, a exemplo de “Como o Instagram decide o que aparece para mim primeiro?” ou “Por que alguns dos meus posts recebem mais views que outros?” Como justificativa para a explicação, ela percebe que há “muitos equívocos” do público ao julgar como se dá esse funcionamento.
Dos pontos abordados, um dos mais importantes é aquele que trata do algoritmo. A plataforma diz que não existe “O Algoritmo”, tal qual uma inteligência única que monitora o que as pessoas veem ou não. No lugar, há variados “algoritmos, classificadores e processos”, cada um seguindo um propósito. Isso é necessário, segundo o texto, para personalizar a experiência do usuário, e vale para todos os setores do Instagram, como Feed, Explorar e Reels — cada um conta com uma lógica.
Também explica por que resolveu eliminar o recurso que permitia colocar as publicações do feed em ordem cronológica — a mudança ocorreu em 2016 e desapontou muita gente. Isso foi preciso pelo próprio crescimento da plataforma, uma vez que, com mais usuários e conteúdos para seguir, era quase impossível acompanhar tudo. “Em 2016, as pessoas estavam perdendo 70% de todos os seus posts no Feed, incluindo quase metade das publicações de suas conexões próximas”, informa. Hoje o Instagram apresenta um Feed que faz um ranking das postagens a partir dos interesses do dono da conta.
Exatamente por isso, o texto dá mais informações sobre como procede na hora de criar essa ordem de importância, tanto no Feed como em Stories, Reels e Explorar. E fornece palpites para melhorar a experiência na plataforma, caso o usuário esteja vendo coisas demais que não são de seu interesse.
Essa é a primeira de uma série de postagens sobre a tecnologia da rede social que o Instagram vai disponibilizar. O texto completo (em inglês) pode ser lido aqui.