O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou para um novo golpe que usa a prova de vida como isca. Criminosos se passam por servidores e pedem o envio de dados para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos”.
As abordagens, segundo o INSS, podem ocorrer por mensagem de texto (SMS ou WhatsApp), telefone, e-mail ou até mesmo por carta. Os golpistas solicitam dados pessoais e fotos de documentos alegando que o protocolo evita a suspensão do benefício.
Em alguns casos, eles mandam links para que o segurado realize a biometria facial. “A pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa”, ressaltou o INSS. O órgão também pede que as pessoas não enviem nenhum dado pessoal.
O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano. Nenhum benefício será suspenso até a data.
Segundo o INSS, tentativas de golpes devem ser denunciadas pela internet ou pelo telefone 135. Segurados que caíram no golpe são orientados a registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar aos órgãos envolvidos, como o INSS e o banco em que recebe o benefício.
Veja algumas dicas do INSS para não cair em golpes:
– O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem;
– O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS. O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail;
– O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS;
– A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br;
Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135;
– A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
– Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.