O grupo chinês de eletrônicos Xiaomi recebeu mais de 70 mil encomendas de seu carro elétrico SU7 até o último sábado (20) e a empresa afirmou que pretende manter a operação “100% focada” no mercado chinês pelos próximos três anos, disse o fundador da empresa, Lei Jun, nesta terça-feira (23).
A Xiomi tem como meta obter mais de 100 mil vendas do SU7 em 2024, disse o executivo em comentários divulgados em sua conta oficial no aplicativo de mensagens WeChat.
As encomendas referem-se àquelas em que os compradores optaram por depósitos não reembolsáveis.
A Xiaomi lançou seu carro, que tem estilo inspirado na Porsche, no final do mês passado. O modelo entrou em um mercado chinês lotado de veículos elétricos e com um preço que chama a atenção – menos de 30 mil dólares para o modelo básico, 4.000 dólares mais barato que o modelo básico do Model 3 da Tesla na China.
“Estimo que a margem de lucro bruto será de cerca de 5 a 10%”, disse Lei, acrescentando que a Xiaomi está discutindo aumento de capacidade de produção e um maior suporte de custos dos fornecedores.
Mais conhecida por fabricar smartphones e dispositivos domésticos, a Xiaomi pretende investir outros 11 bilhões a 12 bilhões de iuans este ano em novos negócios, incluindo a unidade automotiva e o sistema operacional para seus telefones, disse o executivo, afirmando que a meta é que a companhia se torne uma das cinco maiores montadoras de veículos do mundo em 15 a 20 anos.