O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, anunciou, durante reunião na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), realizada na última quinta-feira (23), a inauguração da estrutura física da sede regional do Instituto na região sudeste do país, no Estado de São Paulo.
A sede regional atualmente funciona nas instalações do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). A nova estrutura física prestará melhor assistência técnica ao setor produtivo, ao comércio e aos consumidores, especialmente na área da avaliação da conformidade da metrologia legal.
A nova sede está prevista para inaugurar em 90 dias, e será o polo da Fiscalização 4.0 Cibernética do Inmetro. Serão constituídos departamentos voltados ao combate de fraudes cibernéticas, com a estruturação de fiscalização digital sobre produtos ofertados em plataformas e-commerce, voltada para o comércio de produtos irregulares e plataformas de compras e vendas na internet.
A nova representação significa um marco na fiscalização desses produtos comercializados irregularmente, e que colocam em risco a integridade de seus consumidores pela ausência de adequação a critérios já normatizados, mas nem sempre seguidos por fabricantes e fornecedores.