sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Miguel Calmon
Home / NOTÍCIAS / Iniciativas adotadas pelo Governo da Bahia contribuem para criação de sistema de monitoramento do Cerrado
quinta-feira 4 de abril de 2024 às 14:46h

Iniciativas adotadas pelo Governo da Bahia contribuem para criação de sistema de monitoramento do Cerrado

NOTÍCIAS


A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), participa entre os dias 02 a 04 de abril, em Brasília, da oficina para criação do sistema nacional de monitoramento da cobertura florestal do Cerrado. A atividade é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e tem por objetivo consolidar uma rede de informações sobre o desmatamento e auxiliar os estados nas ações de controle, monitoramento e fiscalização ambiental.

De acordo com diretor de Fiscalização do Inema, Eduardo Topázio, a oficina é uma fase de contribuições e de alinhamentos entre os gestores para a construção de uma ferramenta de monitoramento robusta. “A sincronização entre os dados gerados pelos Estados e a União, vai possibilitar consultas mais rápidas e precisas”, pontuou o diretor que está no evento apresentando experiências adotadas pela Bahia relacionadas ao controle e monitoramento da vegetação nativa.

“O objetivo é criar um sistema unificado que permita o cruzamento de dados relacionados ao desmatamento, a exemplo de informações georreferenciadas, registros do Cadastro Ambiental Rural e do DETER (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real), além das autorizações de supressão de vegetação e outros indicadores”, explicou o coordenador de fiscalização do Inema, Miguel Calmon.

O sistema nacional de monitoramento é fruto de um projeto que está sendo elaborado pela ABEMA, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), e será apresentado para captação de recursos junto ao Fundo Amazônia.

Pacto pelo Cerrado

Antecedendo a oficina, na última quinta-feira (28), o secretário da Sema Eduardo Mendonça Sodré Martins participou, no Palácio do Planalto, de uma reunião interinstitucional, com a presença de diversos governadores e ministros, entre eles Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Rui Costa da Casa Civil para discutir ações relacionadas às estratégias definidas pelo Pacto Pelo Cerrado, uma força-tarefa que reúne os governos federal e estadual, o setor produtivo, sociedade civil e comunidade científica, no combate ao desmatamento deste importante bioma.“Foi uma reunião para fortalecer a participação dos estados e definir uma atuação conjunta, no sentido de viabilizar recursos do Fundo Amazônia para financiar projetos de monitoramento e preservação do Cerrado”, explicou o secretário.

O gestor destacou ainda que a Bahia tem reforçado o combate ao desmatamento ilegal em todos os seus biomas. “Em 2023, por exemplo, a Sema e o Inema lançaram o Pacto pelo Cerrado Bahia. Um pacote de ações prioritárias que contemplam investimentos e a modernização das ferramentas de monitoramento florestal, da regulação ambiental, operações planejadas de fiscalização, entre outros”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!