A influência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), nas redes tem crescido durante a crise do coronavírus, segundo um levantamento feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV.
O estudo, que segundo a coluna de Bela Megale avaliou dados de 21 a 30 de março, mostra o aumento do engajamento nas postagens de Maia no Twitter, ou seja, situações em que há comentários, curtidas ou compartilhamento de publicações.
A FGV afirma que, nesse período, foram publicadas mais de 300 mil mensagens ligadas ao perfil do presidente da Câmara feitas por 123 mil contas. Cinco dessas contas apresentaram sinais de serem robôs para atacar Maia. A rede de apoiadores do deputado é apontada como orgânica, ou seja, é integrada por contas reais.
O pico das interações ao perfil de Maia, segundo o estudo, aconteceu na semana passada, com grande movimento de críticas contra o deputado após ele classificar o primeiro pronunciamento de Jair Bolsonaro como “equivocado”. Na sua fala em rede nacional, o presidente defendeu que as pessoas retomassem suas atividades profissionais. A conta do presidente da Câmara chegou a receber 600 interações em um minuto.