sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Inema identifica áreas de desmatamento no Litoral Norte
sexta-feira 17 de maio de 2019 às 06:16h

Inema identifica áreas de desmatamento no Litoral Norte

NOTÍCIAS


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Coordenação de Fiscalização (Cofis), da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (DIFIM), realizou uma ação de fiscalização conjunta no litoral norte do estado, entre o último dia 22 e esta última quinta-feira (16), em parceria com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Ministério Público da Bahia (MPBA).

A ação foi desenvolvida a partir dos resultados apresentados pelo Projeto Harpia, sistema de monitoramento da cobertura vegetal desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) do instituto, tendo resultado na apreensão de 222,19 metros cúbicos de madeira provenientes de desmatamento ilegal na região.

A operação, subsidiada pela coleta de dados de geoprocessamento a partir do Projeto Harpia, ocorreu nos municípios de Jandaíra, Esplanada, Entre Rios, Cardeal da Silva, Conde e Itanagra. Foram visitados 39 pontos identificados pelo sistema de monitoramento, sendo constatados desmatamento em vegetação nativa e uso do fogo em 254,27 hectares.

Além do material lenhoso recolhido, a operação encontrou e destruiu 30 fornos que eram utilizados para a produção de carvão vegetal e apreendeu 1134 sacos de carvão. Também foram aplicados autos de infração de apreensão e de interdição temporária para as atividades clandestinas identificadas.

O coordenador da Cofis, Miguel Calmon enalteceu a relevância da atividade de fiscalização subsidiada pelos dados do Projeto Harpia. “A ação é de extrema importância para a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica que temos no Litoral Norte. Sem falar que, com a fiscalização, foi possível qualificar os infratores e adotar em campo as medidas para coibir a prática do desmatamento ilegal”.

Calmon acrescentou que “o ponto positivo das ações do Projeto Harpia está na integração das bases de dados do Instituto (como o Cefir, as imagens de satélite de alta resolução, entre outras) e na sinergia das equipes de trabalho, que resultam em informações quase que em tempo real e com maior acurácia, seja na identificação do ilícito ou do responsável”.

Projeto Harpia

A nova metodologia de monitoramento da cobertura vegetal do estado realiza a coleta e a análise das imagens adquiridas por diferentes satélites, a partir do cruzamento com as demais bases de dados do Instituto, produzindo um conjunto de informações que subsidiam as ações de fiscalização do decremento de vegetação nativa no território baiano.

É constituído crime ambiental desmatar, provocar incêndio em mata ou floresta, extrair, cortar ou utilizar para fins comerciais a madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem autorização devida, defendida pela lei federal 9.605/98. O cidadão que deseja registrar denúncias de crimes ambientais deve entrar em contato com o disque denuncia do Inema através do número 0800 071 1400.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!