sábado 23 de novembro de 2024
Foto: iStock
Home / JUSTIÇA / Indústria Audiovisual é tema do Desafio Jovem Empreendedor 2024
quinta-feira 1 de fevereiro de 2024 às 16:07h

Indústria Audiovisual é tema do Desafio Jovem Empreendedor 2024

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Aficionados por games que recriam ambientes corporativos não podem ficar de fora do Desafio Jovem Empreendedor 2024. A competição é uma realização do Sebrae (BA, MG, SE e nacional) – com execução da Inova GS – e está com as inscrições (gratuitas) abertas pelo site (Clique aqui), até 15 de março. A disputa é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa e permite que o estudante exercite as suas capacidade de gerenciar negócios, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Podem participar alunos que residem na Bahia, Minas Gerais ou Sergipe e que estejam, na data de início do Desafio, com a matrícula ativa, isto é, que no 1º semestre de 2024 estejam matriculados e regularmente frequentando uma instituição do: Ensino Médio Regular, Ensino Técnico, Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo).

Os estudantes devem indicar professores da sua instituição, que atuarão como mentores e facilitadores do processo de aprendizagem, auxiliando na tomada de decisões e nas atividades. As equipes podem ter de 2 a 3 alunos e um mentor. Estudantes e professores irão mergulhar no universo da Economia Criativa, criar um novo curta-metragem de animação que valorize a identidade cultural das equipes, enquanto fazem a gestão de sua empresa, tendo como apoio mentorias com especialistas.

O analista do Sebrae Bahia e gestor do desafio no estado, José dos Anjos Soares, frisa que, ao longo da competição, os participantes vão experimentando as tomadas de decisões relativas ao negócio. “As equipes precisam cumprir as tarefas como se estivessem atuando numa empresa. O produto final será um curta, mas o principal objetivo são as decisões que os participantes vão tomando ao longo do caminho e o desenvolvimento dessas competências empreendedoras”, avalia.

O tema central deste ano é a Indústria Audiovisual – Economia Criativa, setor de entretenimento que está sendo significativamente alterado devido às inovações tecnológicas, evoluiu e vem se organizando face à disseminação do uso da internet e às mudanças do consumo de conteúdo e de entretenimento como um todo, cresce ininterruptamente em todo o mundo e em todos os segmentos e é muito procurado por jovens. Guias e materiais de orientação serão disponibilizados com objetivo de familiarizar os participantes com as temáticas e o cenário do jogo.

A competição é composta por quatro fases: Descoberta (classificação); Ideação (semifinal estadual); Modelagem (final estadual); e Implantação (final nacional – presencial). As equipes mais bem colocadas receberão certificados de participação por cada fase, medalhas e os três primeiros colocados da etapa nacional receberão troféus.

Serão classificados para a final nacional as 3 (três) equipes da Bahia, Minas Gerais e Sergipe mais bem colocadas na Etapa 1 por nível de ensino. A etapa será realizada presencialmente em local a ser divulgado. O Sebrae fornecerá deslocamento aéreo e/ou transporte local, hospedagem e alimentação para o estudante e para professor orientador participante da etapa presencial, cujas regras estarão definidas no regulamento específico da etapa presencial.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!