As autoridades da Indonésia confirmaram neste sábado (24) que o submarino militar desaparecido desde a última quarta-feira (21) com 53 pessoas a bordo afundou.
A Marinha do país asiático disse conforme a agência ANSA, que uma equipe de busca recuperou fragmentos do KRI Nanggala-402, incluindo itens do interior da embarcação, na área em que ele submergiu pela última vez.
Entre os objetos retirados do mar estão um pedaço do sistema de torpedos do submarino, uma garrafa de lubrificante e um tapete de oração – a Indonésia é o país islâmico mais populoso do mundo.
“Nós mudamos o status [do submarino] de desaparecido para afundado”, disse um porta-voz da Marinha. O KRI Nanggala-402 tinha oxigênio suficiente para apenas três dias, prazo que se esgotou neste sábado.
As buscas pela embarcação vão continuar, mas a Marinha diz que a profundidade do mar no local das operações – uma depressão de até 700 metros – torna os trabalhos “muito arriscados”.
O submarino desapareceu logo após submergir durante um exercício militar na última quarta-feira, na costa da ilha de Bali. De fabricação alemã, o KRI Nanggala-402 é um dos cinco submarinos da frota indonésia e integra a Marinha do país asiático desde 1981.