O incêndio em um hotel, em uma estação de esqui, no noroeste da Turquia, matou pelo menos 10 pessoas e deixou outras 32 hospitalizadas nesta terça-feira, disseram autoridades locais.
As chamas começaram por volta das 3h30 da manhã no restaurante do hotel Grand Kartal de 12 andares no resort de Kartalkaya, na província de Bolu. As causas dos incêndios estão sendo investigadas.
Duas das vítimas morreram após pularem do prédio em pânico, disse o governador Abdulaziz Aydin à agência estatal Anadolu. A televisão privada NTV disse que algumas pessoas tentaram descer de seus quartos usando lençóis e cobertores.
Havia 234 hóspedes hospedados no hotel no momento do incêndio, disse Aydin.
Necmi Kepcetutan, um instrutor de esqui do hotel, disse que estava dormindo quando o fogo começou e ele saiu correndo do prédio. Ele disse à televisão NTV que então ajudou cerca de 20 hóspedes a saírem do hotel. O local estava envolto em fumaça, dificultando a localização da escada de incêndio pelos hóspedes.
“Não consigo falar com alguns dos meus alunos. Espero que estejam bem”, disse o instrutor de esqui à estação.
Imagens de televisão mostraram o telhado e os andares superiores do hotel em chamas.
O governo nomeou seis promotores para liderar uma investigação sobre o incêndio. A televisão NTV sugeriu que o revestimento de madeira no exterior do hotel, em um design estilo chalé, pode ter acelerado a propagação do incêndio.
O hotel de 161 quartos fica na encosta de um penhasco, dificultando os esforços para combater as chamas, informou a emissora.
A NTV mostrou um saguão enegrecido pela fumaça, sua entrada de vidro e janelas quebradas, seu balcão de recepção de madeira carbonizado e um lustre caído no chão.
Kartalkaya é um popular resort de esqui nas montanhas Koroglu, a cerca de 300 quilômetros (185 milhas) a leste de Istambul. O incêndio ocorreu durante o recesso escolar, quando os hotéis da região estão lotados.
O gabinete de Aydin disse que 30 caminhões de bombeiros e 28 ambulâncias foram enviados ao local.