segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Foto: ASCOM / PMB
Home / NOTÍCIAS / Inaugurada a 8ª Regional da Defensoria Pública em Barreiras
quinta-feira 24 de outubro de 2019 às 10:21h

Inaugurada a 8ª Regional da Defensoria Pública em Barreiras

NOTÍCIAS, OESTE BAIANO


Na tarde desta terça-feira, 22, Barreiras ganhou a 8ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE, destinada atender à população dos municípios do Oeste. Instalada desde 2015 no município, a antiga estrutura administrativa da Defensoria estava vinculada à Regional de Ilhéus, mas agora com o plano de interiorização, a unidade regionalizada passa atender diversos municípios até Bom Jesus da Lapa.

A cerimônia para entrega das novas instalações da 8ª Regional da Defensoria Pública recebeu a presença de autoridades locais, militares, universitárias, parlamentares, servidores públicos ligados à defesa das minorias, representantes do Judiciário e Sistema de Justiça, e do defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, que destacou o significado da mudança administrativa.

“Isso significa que, a partir de agora, a estrutura administrativa, política e decisória da Defensoria Pública tem um pé no Oeste, sediada aqui em Barreiras. Na definição das estratégias, a região Oeste vai ser ouvida agora e, hoje, já é um espaço de poder na Defensoria”, afirmou o defensor.

A mesa de honra foi composta pelo defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, o procurador geral do município Dr. Túlio Viana, o vice presidente da Câmara, João Felipe, o Juiz diretor do Fórum Tarcísio Vieira de Melo, Dr. César Lemos de Carvalho, o promotor de Justiça, Dr. João Ricardo, pela corregedora-geral da Defensoria, a defensora pública Liliana Sena Cavalcante; o coordenador do interior, o defensor público Walter Nunes Fonseca Júnior; e pela vice-presidente da OAB Bahia – Subseção Barreiras, Barbara Scarlett Mariani.

Representando o prefeito Zito Barbosa, o procurador geral do município, Dr. Túlio Viana lembrou que a Defensoria Pública sempre contou com o apoio da municipalidade se tornando uma parceira das entidades que cuidam de crianças, dependentes químicos, população em situação de rua, negros, ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

“Barreiras ganha, os municípios e todo Oeste ganham com a chegada da 8ª Regional, mas o importante é perceber a presença de tantas instituições e departamentos municipais da saúde, assistência social e educação que estão comemorando a instalação da regional, que ampliará ainda mais o atendimento jurídico gratuito à população vulnerável. Continuamos firmes nessa parceria, porque a presença da Defensoria reforça a importância de Barreiras como capital do Oeste e como polo regional de desenvolvimento”, destacou Viana.

O defensor público geral também apresentou a nova coordenação da 8ª Regional, nomeando a defensora pública Laís Daniela Nunes Campos Sambüc como coordenadora regional. “A Defensoria Pública é uma instituição do povo e para o povo. A instalação da regional é um marco para a região Oeste, que vai ter maior visibilidade e importância, além de trazer melhor estrutura para os nossos assistidos”, disse Laís. Além da coordenadora, também atuam na regional as defensoras públicas Cláudia Costa de Jesus Conrado, Nathalia Castelucci Schiavuzzo e Renata Gomes da Silva; além dos defensores públicos Paulo Henrique Malagutti e Walter Iannone Tarcha.

Assistência jurídica

A população será a grande beneficiada com a expansão da instituição. Na unidade, são prestados serviços de assistência jurídica pública e gratuita, incluindo mediação de acordos de alimentos (pensão alimentícia), reconhecimento de paternidade, divórcio, regulamentação de adoção e guarda, retificação de documentação pessoal, habeas corpus, indenizações por danos materiais ou morais, inventários, defesa penal, saúde pública, orientações jurídicas, entre outras.

Pode procurar a Defensoria qualquer cidadão que esteja em situação de vulnerabilidade ou que não tenha condições de pagar um advogado particular e as custas judiciais (gastos necessários para o trâmite das ações na Justiça).

Atendimento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede localizada na Rua 26 de Maio, 568, Centro.

Veja também

Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas

Após retomar os trabalhos em fevereiro o Congresso Nacional vai precisar se debruçar sobre 55 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!