O ano de 2019 nem bem chegou ao fim e a Prefeitura de Camaçari já tem mais inaugurações de unidades de saúde previstas para janeiro de 2020, a começar pela Policlínica de Monte Gordo e a Unidade de Saúde da Família do Jardim Limoeiro. A Secretaria de Saúde (Sesau) ainda prevê para janeiro o início das obras da reforma geral do PA Monte Gordo.
Também estão previstas no orçamento e planejamento da Sesau para 2020 a implantação do Centro de Referência de Saúde da Mulher, a inauguração da USF Buris de Abrantes, a conclusão das requalificações de todas as USFs e UBSs do município iniciadas em 2017 e a inauguração da Policlínica do Distrito Sanitário de Vila de Abrantes. “Essas são apenas algumas das inaugurações e requalificações que estão no nosso calendário para 2020”, afirma o secretário de Saúde, Elias Natan.
Além das ações de infraestrutura, a Sesau também já prevê para janeiro a recomposição de todas as equipes de saúde que hoje estão sem médicos. “Nós chegamos a 100% de nossas equipes completas. Mas, com a saída dos médicos cubanos com o final do Mais Médicos e a saída de médicos que pediram afastamento, algumas equipes ficaram incompletas. Mas, já realizamos o REDA e convocamos novos profissionais que assumirão agora em janeiro”, explica Luiz Duplat, subsecretário de Saúde.
Mesmo com a saída de alguns médicos em 2019, a Sesau conseguiu ampliar a assistência à saúde com quatro novas equipes, sendo três na UBS Verde Horizonte e uma na USF Piaçaveira. “E vamos ampliar ainda mais em 2020, com novas equipes, como acontecerá na USF Jardim Limoeiro, que passará de uma para duas equipes de saúde”, garante o gestor da Sesau.