domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Importante cabo subaquático de Internet cortado entre Finlândia e Alemanha; especula-se ser sabotagem russa
segunda-feira 18 de novembro de 2024 às 16:31h

Importante cabo subaquático de Internet cortado entre Finlândia e Alemanha; especula-se ser sabotagem russa

NOTÍCIAS


Um importante cabo subaquático de Internet que ligava a Finlândia à Alemanha foi cortado e teme-se que tenha existido sabotagem por parte da Rússia. O incidente aconteceu esta segunda-feira (18) nas imediações da ilha sueca de Gotland, no mar Báltico.

O fornecedor estatal finlandês de serviços de dados, a Cinia, disse que foi enviado um navio de reparação para investigar a causa do corte do único cabo que liga o país à Europa Central. Embora não haja ainda provas de que se trata de uma sabotagem, a empresa diz que é provável que tenha sido resultado de atividade humana, até porque os cabos de fibra ótica são revestidos por uma caixa de aço com dupla blindagem. “Neste momento, não há forma de avaliar a causa do corte do cabo, mas tais cortes sem impacto externo não acontecem nestas águas”, disse o presidente-executivo da Cinia, Ari-Jussi Knaapila, que admite que os danos possam ter sido causados por uma traineira ou por um navio que eventualmente tenha lançado uma âncora de emergência.

Cabos por dentro – Foto: Divulgação/Arquivo

A maioria dos utilizadores de Internet na Finlândia não dará conta do corte durante esta segunda-feira, uma vez que há a possibilidade de recorrer a cabos que passam por outras partes da Europa. Ainda assim, o Ministério dos Transportes e Comunicações emitiu novas diretrizes à população do país em caso de perturbações nas infraestruturas de telecomunicações.

A Finlândia está em alerta máximo sobre uma possível espionagem por parte da Rússia em retaliação à adesão à NATO, que colocou fim a décadas de neutralidade.

Os responsáveis dos serviços de informação da OTAN alertaram em setembro que a Rússia estava a construir uma unidade subaquática secreta com o objetivo de sabotar as infraestruturas submarinas, tendo o antigo presidente russo Dmitry Medvedev afirmado que tais cabos faziam parte de um jogo justo devido à “cumplicidade” ocidental na sabotagem dos gasodutos Nord Stream.

Cabos submarinos de internet

Cabos submarinos são colocados no relevo oceânico, entre estações terrestres, para transmitir sinais de telecomunicações através de trechos de mar. Os primeiros cabos submarinos foram estabelecidos na década de 1850, para o tráfego de telegrafia. As gerações subsequentes usaram a rede de cabos realizada para telefonia e, em seguida, para a transmissão de dados. Os cabos modernos usam a tecnologia de fibra óptica para o transporte de dados digitais, o que inclui telefone, Internet e tráfego de dados privados.

Foto: Divulgação/Arquivo

Os cabos modernos têm geralmente 69 milímetros de diâmetro e pesam cerca de 10 quilogramas por metro, embora cabos mais finos e leves sejam usados para trechos em águas profundas. Em 2010, os cabos submarinos ligavam todos os continentes da Terra, exceto a Antártida.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!