O que muda nas rotinas, procedimentos e requisitos do funcionamento de setores da administração municipal com a implantação do SIAFIC – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle é o tema da segunda edição do UPB Pod+, o podcast da União dos Municípios da Bahia (UPB) que tem o objetivo de discutir temas de interesse comum às administrações públicas. O entrevistado desta edição é o advogado e especialista em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal, Fernando Almeida. O conteúdo de áudio está disponível nas plataformas Spotify e no canal do YouTube da UPB.
Almeida explica que, com o SIAFIC, os poderes legislativo e executivo passam a utilizar um mesmo sistema e compartilhar a base de dados. Na prática, a implantação desse novo modelo, segundo ele, trará mais qualidade e tempestividade à informação. O convidado do UPB Pod+ também comenta como será a fiscalização dos órgãos de controle e quais as implicações aos municípios que não conseguirem implantar o sistema, as sanções e implicações nas transferências de recursos.
“O município ganha maturidade porque não se administra sem informações ou com dados intempestivos. O gestor que quer cuidar de suas finanças e acompanhar o desenvolvimento administrativo tem que ter informações do dia a dia. O que se espera com o SIAFIC é ter informações diárias. Chegar em 31 de agosto, estar com o balancete contábil e informações financeiras todas fechadas para que no dia 1º, 2 ou 3 de setembro o gestor já tenha informações de como foi o seu fechamento mensal”, explica.