A partir da implantação do modelo de excelência as gestões municipais tendem a ficar mais integradas, transparentes e com processos otimizados. Essa informação foi passada no UPB Capacita sobre como implantar o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – MEG-Tr, que aconteceu na tarde da terça-feira (8) e contou com mais de 330 participantes. Entre os assuntos apresentados pela capacitação promovida pela União dos Municípios da Bahia (UPB) estiveram cuidados ao preencher o diagnóstico, processo de validação e como fazer para atingir a pontuação desejada pelo município.
O objetivo do MEG-Tr é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos originados de transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade.
“A UPB está dando todo o suporte durante o período de implantação do MEG-Tr, com as nossas equipes jurídicas e de captação de recursos. Mas o sucesso do processo depende muito da participação de todas as secretarias. No decorrer dessas orientações, que estão sendo passadas aqui hoje, e com a capacitação que vai acontecer nos dias 7 e 8 de março vocês vão entender que o MEG não é um bicho de sete cabeças”, garantiu o coordenador de Captação de Recursos, Joelson Azevedo, que foi um dos facilitadores.
De acordo Azevedo a estrutura do MEG está baseada em sete fundamentos: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, compromisso com as partes interessadas, capital intelectual, orientação por processos e geração de valor público.
“Para uma gestão plena é importante que cada segmento do município atue e seja representado no Comitê Gestor, que deve ser formado. Precisa também ter um servidor designado formalmente para coordenar esse comitê, que vai indicar quem assumirá a função na ausência dele”, explicou o coordenador jurídico da UPB, Wal Goulart. Assessorar o prefeito e os dirigentes municipais na condução da política de governança e propor medidas e mecanismos de práticas organizacionais estão entre as competências do Comitê, de acordo com a apresentação do coordenador jurídico.
O municípios que implantarem o MEG-Tr vão contar com benefícios que foram apresentados pelos facilitadores Adriana Souza, que é validadora do MEG-Tr, e Victor Hugo Pinheiro, consultor jurídico da UPB. Entre as melhorias estão: fortalecimento da governança; melhoria da qualidade da gestão; participação em ação cooperativa e troca de experiências; promoção da cooperação interna; unificação de entendimentos; sinergia na comunicação entre os parceiros; melhoria de processos; construção colaborativa de soluções; e gestão pública mais íntegra, integrada, inovadora, transparente, simples e efetiva.
Ao final da capacitação, os facilitadores responderam as dúvidas dos participantes.