A Câmara de Representantes dos Estados Unidos, começou nesta quarta-feira (18), a sessão que irá decidir se vai aprovar o impeachment do presidente Donald Trump. A expectativa é que a sessão tenha início com a discussão sobre as regras que regerão a votação. Para que o impeachment seja aprovado na Câmara, é necessário o voto favorável de 218 deputados, o equivalente a 51% dos votos.
Às 9h de Washington (11h de Brasília), os republicanos [partido ao qual Trump é filiado] propuseram adiar a sessão. O pedido foi votado e derrotado. São previstas seis horas de debate, cada partido terá três horas para discorrer sobre o tema.
Se mais da metade dos deputados norte-americanos votarem a favor do impeachment, o processo seguirá para o Senado, mas o presidente segue no cargo. A Câmara de Representantes então nomeará os parlamentares que atuarão como promotores do julgamento, no qual os senadores serão o júri, a previsão é que esse debate comece em janeiro de 2020. O Senado dos EUA tem a maioria do partido Republicano, mesmo de Trump.
O presidente Donald Trump declarou que o processo de impeachment contra ele é um “golpe de estado”. O presidente afirmou ainda que não fez nada de errado e pediu para que seus apoiadores rezem por ele.