Está a caminho de bater recorde em adesões o abaixo-assinado pedindo ao presidente do Senado a instalação de comissão processante para examinar o requerimento de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal, de autoria do senador Jorge Kajuru (Cidade-GO).
Iniciado na segunda (15), o documento já contava nesta quarta (17) com a adesão de mais de 2,5 milhões de brasileiros. A informação é da coluna de Cláudio Humberto no Diário do Poder.
O abaixo-assinado pelo impeachment de Dilma, de 2015, levou 6 meses para chegar a 2 milhões de adesões. O de Moraes demorou dois dias.
O apoio ao impeachment do ministro, na plataforma Change.org, tem recebido a adesão de partidários do presidente Jair Bolsonaro.
Kajuru acusa o ministro de “crime de responsabilidade” na condução do inquérito, em curso há dois anos, contra supostas “fake news”.
Moraes é acusado de atentar contra a independência e harmonia dos poderes e de “violar imunidades asseguradas a membros do Congresso”.