sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Impasse jurídico fez Lula esfriar conversas de federação com o PSB, diz coluna
sábado 29 de janeiro de 2022 às 12:04h

Impasse jurídico fez Lula esfriar conversas de federação com o PSB, diz coluna

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo a coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, não foram só as divergências estaduais que esfriaram as negociações para montar uma federação entre PT e PSB. Lula pediu que a cúpula petista não avançasse nas conversas antes de o STF julgar o tema.

O ministro Luís Roberto Barroso, que concedeu a liminar para validar as federações, pedirá que o assunto seja pautado no plenário físico do STF na quinta-feira (3/2). Hoje, o julgamento está oficialmente marcado para o dia 2, mas será transferido para a pauta do dia 3.

A maioria dos ministros deve votar para reconhecer a legalidade das federações, mas o julgamento poderá alterar o formato dessas alianças. Não está claro se o STF manterá a decisão de Barroso que estipula um prazo de seis meses antes da eleição para os partidos oficializarem as federações. As legendas consideram que o limite é apertado.

Outro ponto que preocupa o PT é a obrigatoriedade de atuar em conjunto com os partidos federados por quatro anos, o que implicaria no lançamento de candidaturas unificadas na eleição municipal de 2024. Se confirmada pelo STF, a medida poderá trazer novas dificuldades para as negociações.

Dirigentes do PT de São Paulo, por exemplo, deixaram claro que não há a menor possibilidade de apoiar uma eventual candidatura de Tabata Amaral na capital paulista, como o PSB deseja.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!