quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / IME forma novos Engenheiros Militares
quarta-feira 18 de dezembro de 2024 às 07:50h

IME forma novos Engenheiros Militares

NOTÍCIAS


O Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou na última quinta-feira (12), a formatura de Entrega de Espadas aos novos oficiais do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), integrantes da Turma “Maria Quitéria”. O nome da turma é uma homenagem a Maria Quitéria de Jesus, mulher-soldado que lutou contra o domínio português nos conflitos pela Independência do Brasil na Bahia. O General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, presidiu a solenidade.

O Comandante do Exército, em suas palavras aos novos integrantes do QEM, parabenizou aos formandos que, da mesma forma que Maria Quitéria, desenvolveram a coragem e a perseverança para vencer os desafios do período de formação de um dos principais cursos de engenharia do Brasil. Ressaltou também que os valores e as tradições do Exército Brasileiro devem pautar a busca por inovação e tecnologia.

O General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, Comandante do IME, destacou a importância do compromisso, dos princípios éticos, dos valores morais e da missão constitucional do Exército. Também citou os desafios que os Engenheiros Militares enfrentam para tornar a Força Terrestre cada vez mais forte e autônoma no campo da ciência e tecnologia.

Após as palavras do Comandante do Exército, foram entregues medalhas e espadas de oficial aos destaques da turma. O General Tomás entregou o Prêmio Ministério da Defesa e a Espada de Oficial ao Tenente André Mazzoco Leão Pedroso, do Curso de Engenharia Mecânica e de Automóvel, primeiro colocado geral e primeiro colocado do Curso de Formação e Graduação da ativa.

Foram agraciados também o Tenente Alexander Damitz Pinheiro, do Curso Engenharia da Computação com a Medalha Marechal Hermes, Aplicação e Estudo de prata com uma coroa, por ter sido classificado em primeiro lugar no Curso de Graduação; e o Tenente Carlos Eduardo Duarte dos Santos, do Curso Engenharia de Elétrica, por ter sido classificado em primeiro lugar no Curso de Formação. Em seguida, foram entregues as espadas de oficial aos demais formandos e realizado o compromisso ao primeiro posto.

A Turma de 2024 é composta por 75 engenheiros do Curso de Formação e Graduação (CFG), 10 do Curso de Formação (CFrm), 22 Oficiais da Reserva e 13 do Curso de Graduação (CG), sendo 11 oficiais de Arma, um oficial da Marinha do Brasil e um oficial do Senegal. Dos 120 formandos, 96 passaram a integrar o QEM.

Participaram da solenidade, autoridades como o General de Exército Veterano Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército; o General de Exército Veterano Júlio César de Arruda, antigo Comandante do Exército; o General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército; o General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Leste; o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; e o General de Divisão Eduardo Wolski, Vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia.

Veja também

Fusão Gol/Azul é ‘mal necessário’ em mercado já com pouca competição, dizem especialistas

O cenário da aviação civil no Brasil torna particularmente complexa uma aprovação regulatória da união …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!