A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promoveu na quinta-feira (24), o curso de Gestão de Programas de Residência – GPRS Ilhéus, com a apresentação do projeto de intervenção “Desatando nós, criando laços”. O encontro contou com a parceria das apoiadoras do Hospital Sírio-Libanês e coordenadores pedagógicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
O titular da Sesau, Geraldo Magela, a diretora da Atenção Básica do município, Jailma Lima e o professor da UESC, Cristiano Bahia, participaram do encontro no auditório da secretaria, no centro. A coordenadora da Educação Permanente do município, Dayse Batista, explicou que o encontro contribui para melhoria do gerenciamento do sistema público de saúde e viabiliza a aquisição de conhecimentos por parte dos gestores.
O Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, está vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que visa, dentre outras ações, ampliar o diálogo com os gestores públicos, com a construção de conteúdo de programas educacionais baseado em uma vasta possibilidade de cenários.
Afetos e Laços
O encontro também contou com a presença de trabalhadores da saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e residentes do Sírio-Libanês. A Sesau já iniciou o processo para a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), com a discussão de políticas públicas de inclusão, diretrizes e ações de integração do ensino e serviço à comunidade ilheense.