O município de Ilhéus, no sul do estado, foi uma das seis cidades brasileiras participantes do encontro anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.
O evento discutiu soluções e experiências para aliar desenvolvimento das cidades e conservação ambiental. Na ocasião, os representantes da cidade apresentaram a boa prática da implementação do Plano de Metas e os ativos naturais do município.
O encontro foi promovido pelo Banco Mundial e organizado pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC, na sigla em inglês), pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e pela ‘The Nature Conservancy’. O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio e reuniu 27 cidades de 11 países, visando implementar uma agenda de financiamento e planejamento urbano que integre biodiversidade e capital natural.
Entre as iniciativas destacadas na apresentação sobre Ilhéus, estiveram o cultivo do cacau cabruca sustentável, a realização do inventário arbóreo e plantio de mil mudas nativas, em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Sul da Bahia; a implantação do Programa de Serviços Ambientais para conservação, por meio de atividades de planejamento para intervenção na paisagem, conservação das águas da Bacia Hidrográfica do Iguape; e o investimento no Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica e do Plano de Saneamento Básico, que se pretende alcançar todo o município.