quinta-feira 21 de novembro de 2024
Comunidade de Boipeba foi reconhecida e certificada como remanescente de quilombo — Foto: Eric Luis Carvalho/g1 BA
Home / NOTÍCIAS / Ilha de Boipeba é certificada como território quilombola
quinta-feira 21 de setembro de 2023 às 13:37h

Ilha de Boipeba é certificada como território quilombola

NOTÍCIAS


A comunidade de Boipeba, que fica no município de Cairu, no sul da Bahia, foi reconhecida e certificada pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (20) e será registrada no Livro de Cadastro Geral.

A ilha baiana é um dos principais destinos turísticos do arquipélago de Tinharé e fica na região conhecida como Costa do Dendê, que abriga ilhas não menos famosas, como Morro de São Paulo, por exemplo, diz reportagem do portal g1.

Artistas frequentemente escolhem o o “paraíso” para curtir as férias. Em agosto, a cantora Ivete Sangalo tirou alguns dias de descanso com a família, em Boipeba. Durante o passeio, as gêmeas Helena e Marina, de 5 anos, filhas da cantora, praticaram stand up paddle com o pai, o nutricionista Daniel Cady.

Boipeba também foi o destino escolhido pela filha de Xuxa, Sasha, o marido dela, João Figueiredo, e a atriz Bruna Marquezine no réveillon.

A passagem dos três pelo destino turístico foi discreta. Sasha, João e Bruna evitaram publicar fotos enquanto estavam no estado, mas divulgaram os registros da virada após deixarem a Bahia.

Boipeba fica na região conhecida como Costa do Dendê — Foto: Eric Luis Carvalho/g1 BA
Boipeba fica na região conhecida como Costa do Dendê — Foto: Eric Luis Carvalho/g1 BA/Localidade da Cova da Onça

As águas claras e quentes de Boipeba, além da tranquilidade do lugar e presença da natureza, fazem de lá um local ainda quase intocado. Durante o dia, entre as opções de lazer, estão trilhas, passeios a praias como Moreré, Garapuá e Tassimirim, e mergulho em piscinas naturais. A culinária também se destaca; as moquecas, segundo os comerciantes da região, são as mais pedidas.

À noite, a ilha fica mais deserta. A sensação, às vezes, é de estar em um lugar não habitado. Mas, ao chegar na praça, onde fica a vila dos nativos, o movimento começa a aumentar. Mesmo assim, as alternativas para diversão ficam restritas aos restaurantes. As festas, normalmente, acontecem sem aviso prévio. Sorte de quem estiver por lá.

 

Veja também

Operação cumpre 37 mandados de prisão contra golpe da falsa central telefônica

Policiais civis de cinco estados cumprem nesta quinta-feira (21) mandados contra suspeitos de integrar uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!