domingo 22 de dezembro de 2024
Comunidade de Boipeba foi reconhecida e certificada como remanescente de quilombo — Foto: Eric Luis Carvalho/g1 BA
Home / NOTÍCIAS / Ilha de Boipeba é certificada como território quilombola
quinta-feira 21 de setembro de 2023 às 13:37h

Ilha de Boipeba é certificada como território quilombola

NOTÍCIAS


A comunidade de Boipeba, que fica no município de Cairu, no sul da Bahia, foi reconhecida e certificada pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombo.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (20) e será registrada no Livro de Cadastro Geral.

A ilha baiana é um dos principais destinos turísticos do arquipélago de Tinharé e fica na região conhecida como Costa do Dendê, que abriga ilhas não menos famosas, como Morro de São Paulo, por exemplo, diz reportagem do portal g1.

Artistas frequentemente escolhem o o “paraíso” para curtir as férias. Em agosto, a cantora Ivete Sangalo tirou alguns dias de descanso com a família, em Boipeba. Durante o passeio, as gêmeas Helena e Marina, de 5 anos, filhas da cantora, praticaram stand up paddle com o pai, o nutricionista Daniel Cady.

Boipeba também foi o destino escolhido pela filha de Xuxa, Sasha, o marido dela, João Figueiredo, e a atriz Bruna Marquezine no réveillon.

A passagem dos três pelo destino turístico foi discreta. Sasha, João e Bruna evitaram publicar fotos enquanto estavam no estado, mas divulgaram os registros da virada após deixarem a Bahia.

Boipeba fica na região conhecida como Costa do Dendê — Foto: Eric Luis Carvalho/g1 BA
Boipeba fica na região conhecida como Costa do Dendê — Foto: Eric Luis Carvalho/g1 BA/Localidade da Cova da Onça

As águas claras e quentes de Boipeba, além da tranquilidade do lugar e presença da natureza, fazem de lá um local ainda quase intocado. Durante o dia, entre as opções de lazer, estão trilhas, passeios a praias como Moreré, Garapuá e Tassimirim, e mergulho em piscinas naturais. A culinária também se destaca; as moquecas, segundo os comerciantes da região, são as mais pedidas.

À noite, a ilha fica mais deserta. A sensação, às vezes, é de estar em um lugar não habitado. Mas, ao chegar na praça, onde fica a vila dos nativos, o movimento começa a aumentar. Mesmo assim, as alternativas para diversão ficam restritas aos restaurantes. As festas, normalmente, acontecem sem aviso prévio. Sorte de quem estiver por lá.

 

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!