quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Valter Pontes / Secom
Home / CARNAVAL / Ilê Aiyê inicia desfiles neste sábado com apoio da Prefeitura
sábado 22 de fevereiro de 2020 às 11:52h

Ilê Aiyê inicia desfiles neste sábado com apoio da Prefeitura

CARNAVAL, NOTÍCIAS


O mais belo dos belos inicia o Carnaval 2020 com o tradicional cortejo neste sábado (22), a partir das 20h. A famosa “Saída do Ilê”, no Curuzu, reúne um público numeroso de políticos e personalidades para a cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu. Na terça-feira (25), o afro ganhará a avenida, desta vez com o ineditismo de desfilar sem cordas, no Circuito Osmar (Campo Grande), como parte da programação da Prefeitura.

O bloco afro mais antigo do Brasil é uma das 110 entidades negras e indígenas contempladas com recursos e suporte da gestão pública municipal para realização de desfiles na folia de Momo deste ano. Além do Ilê, receberam investimentos municipais, por exemplo, blocos como o Malê Debalê, Muzenza, Olodum, Commanches do Pelô, Afro Liberdade, Filhos de Gandhy, Apaches do Tororó, Jogo de Ifá, Alvorada, Índios Tamoios, Apaxes do Tororó, Filhos de Nanã, Corisco, Sambaterramar e Soweto, entre outros.

O presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô, explica que a dificuldade de custear o bloco levou à decisão de desfilar apenas dois dias com seus associados e buscar o apoio da Prefeitura para se apresentar um dia sem cordas. Pela primeira vez na história, a entidade deixa de sair com a sua estrutura de bloco na terça-feira de Carnaval, chamando o público se integrar ao seu desfile sem cordas, no Circuito Osmar (Centro).

O vice-prefeito Bruno Reis afirmou que o Executivo municipal tem empregado políticas para valorização de artistas locais. “Esta é uma marca dessa gestão. A Prefeitura só contratou artistas da Bahia para se apresentar na festa, justamente para valorizar nossa história e capacidade artística. Somos um caldeirão cultural e temos que investir isso”.

Ritual

Depois do ritual na Liberdade, neste sábado, e uma vez tendo seus caminhos abençoados, o trio do bloco Ilê Aiyê segue em festa do Curuzu para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente horas depois no Corredor da Vitória, onde a entidade inicia o seu primeiro desfile em circuito oficial, o Osmar, às 2h deste domingo (23), em direção à Praça da Piedade.

Na segunda (24) o Ilê Aiyê levará seu espetáculo cênico-musical para o Circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band’Aiyê, o bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval, com destaque para o carro que se transforma em um verdadeiro altar para a recém-eleita Deusa do Ébano 2020, Gleicy Ellen.

A ala de canto do Ilê Aiyê é formada pelos vocalistas Jauncy Oju Bará, Iracema Killianne, Iana Marucha e Juarez Mesquita, que se revezam nos dias de desfile. Neste Carnaval, o cantor Caboclinho, do grupo Movimento, é o convidado do Ilê para integrar os vocais. Cada qual com seu estilo próprio de cantar, eles garantirão a animação do bloco, acompanhados pelos 60 músicos que compõem ala de percussão da luxuosa Band’Aiyê.

Malê Debalê e homenagem a Gil

Quem também ganha às ruas do circuito Osmar, neste sábado (22), é o Malê Debalê que, neste ano, homenageia o cantor Gilberto Gil. Com o tema “Refavelando: Malê retoma a África com Gilberto Gil”, o bloco, que celebra 40 anos de história, desfila ainda no domingo, em Itapuã, local onde fica instalada a sede, e na terça-feira, no Circuito Dodô (Barra Ondina).

Bob Marley é tema do Muzenza

Outra entidade apoiada pela Prefeitura que também inicia o desfile neste sábado (22) é o Muzenza, que ganhará as ruas do Campo Grande. Fundado no bairro da Liberdade e com raízes na popularização do reggae, o bloco traz o tema “Muzenza do Reggae” e fará a justa homenagem ao jamaicano Bob Marley, realizando um tributo durante a passagem pelo circuito. Na segunda-feira (24), o Muzenza desfila no Circuito Dodô (Barra/Ondina).

Veja também

De general a almirante, PF inclui 24 militares entre indiciados por tentativa de golpe

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capitão da reserva do Exército, a Polícia Federal indiciou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!