quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Getty Images/Getty Images
Home / ECONOMIA / Ibovespa tem maior queda do século
segunda-feira 9 de março de 2020 às 17:48h

Ibovespa tem maior queda do século

ECONOMIA, NOTÍCIAS


O desentendimento nas negociações sobre a produção de petróleo resultou em uma das maiores perdas da história do mercado financeiro. O anúncio de que a Arábia Saudita irá reduzir o preço do barril e aumentar a produção fez com que o preço da commodity desabasse mais de 30% na mínima do dia. A forte queda teve consequências globais.

Nesta segunda-feira (9), bolsas do mundo inteiro despencaram. Na B3, o circuit breaker – mecanismo que serve como uma espécie de válvula de segurança – foi acionado pela primeira vez desde o Joesley Day, em 2017. A queda do Ibovespa, no entanto, foi a maior registrada desde 10 de setembro de 1998, quando a Bolsa caiu 15,83%. Na sessão, o principal índice da Bolsa recuou 12,17% e encerrou em 86.067 pontos – a menor pontuação desde dezembro de 2018.

Na Bolsa, as ações da Petrobras, com peso de 9,9% no Ibovespa, foram as que mais pressionaram a queda do índice. Com a desvalorização do petróleo como pano de fundo, os papéis ordinários da estatal recuaram 31,34% e fecharam cotados a 16,52 reais, enquanto os preferenciais caíram 32,02%, a 15,52 reais. Na sessão, a Petrobras perdeu 91 bilhões de reais de valor de mercado.

Veja também

O que dizem os principais decretos assinados por Trump e quais as suas viabilidades

Em seu primeiro ato como presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump assinou uma série de decretos em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!