No primeiro pregão de 2024, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, bolsa de valores brasileira, encerrou o dia em baixa nesta última terça-feira (2), em meio a um cenário global de pessimismo. O dólar, por sua vez, registrou alta, alcançando a marca de R$ 4,91.
Apesar da falta de grandes notícias no noticiário, os mercados iniciaram o ano em tom negativo devido à reavaliação dos agentes econômicos sobre os rumos dos juros nos Estados Unidos. As expectativas estão elevadas em relação à divulgação da ata da reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, prevista para esta semana. A expectativa é de que o documento forneça insights sobre as perspectivas dos dirigentes da política monetária dos EUA.
Com base nos últimos discursos, os analistas adotaram uma postura mais pessimista em relação ao momento em que as taxas de juros poderiam ser reduzidas, o que favoreceria os ativos de risco. O dia foi caracterizado pelo avanço das Treasuries americanas, considerados ativos mais seguros e destinos preferenciais em períodos de cautela.
O dólar encerrou o dia com uma alta de 1,28%, cotado a R$ 4,9148.