terça-feira 19 de novembro de 2024
Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa subiu 1,16%, a 113.028,15 pontos, após dois pregões seguidos de queda (Crédito: Divulgação/ B3)
Home / DESTAQUE / Ibovespa abre em alta com apoio estatal ao Credit Suisse
quinta-feira 16 de março de 2023 às 10:24h

Ibovespa abre em alta com apoio estatal ao Credit Suisse

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Ibovespa abriu em alta nesta quinta-feira (16), com 0,30% de avanço, aos 102.981 pontos, após o Credit Suisse sinalizar que irá receber apoio do Banco Central da Suíça. Investidores globais seguem atentos aos movimentos dos reguladores e do setor bancário em meio aos eventos recentes.

Na noite de quarta (15), o Credit Suisse anunciou conforme a Forbes, que vai exercer sua opção de emprestar até US$ 53,7 bilhões junto ao Banco Central da Suíça, após a permissão dos reguladores. O socorro aliviou as operações nas bolsas europeias e nos papéis do próprio banco suíço.

Às 9h50 (horário de Brasília), as ações do Credit Suisse negociadas no pré-mercado dos Estados Unidos apresentavam alta de 6,02%, avaliadas em US$ 2,29

No mesmo horário, os futuros dos principais índices de Wall Street registravam desempenho misto. O Dow Jones perdia 0,30%, o S&P 500 recuava 0,22%, mas o Nasdaq tinha alta de 0,13%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O cenário do colapso do SVB nos Estados Unidos e do Credit Suisse na Europa pressiona os bancos centrais dos EUA e da União Europeia em relação ao aumento dos juros nos próximos meses.

Assim como se especula sobre a possibilidade do Federal Reserve não aumentar os juros na reunião do comitê neste mês de março, investidores acreditam que o BCE (Banco Central Europeu) também pode mudar seus planos em relação a mais um aumento das taxas na zona do euro.

A decisão da autoridade monetária da Europa sai ainda hoje, às 10h20 (horário de Brasília). A tarde, a presidente do BCE, Christine Lagarde, falará sobre os rumos da política monetária no bloco europeu.

Por aqui, investidores aguardam a divulgação do novo arcabouço fiscal, que agora chegou às mãos do presidente Lula, após passar pela aprovação do vice-presidente Geral Alckmin. Sem falar em prazos, o presidente Lula declarou que irá apresentar o texto antes de sua viagem para a China, prevista para o fim deste mês.

Entretanto, a expectativa é que o texto venha a público antes da reunião do comitê de política monetária (Copom) na próxima semana.

A temporada de balanços continua com muitas divulgações nesta quinta-feira, após o fechamento de mercado. Estão previstas divulgações de CPFL Energia (CPFE3), Cyrela (CYRE3), Ecorodovias (ECOR3), Energisa (ENGI11), Eztec (EZTC3), Fleury (FLRY3), entre outras.

Veja também

Rodrigo Pacheco diz que suspeita contra militares é ‘extremamente preocupante’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), classificou como “extremamente preocupante” as suspeitas contra militares …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!