domingo 22 de dezembro de 2024
Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa subiu 1,16%, a 113.028,15 pontos, após dois pregões seguidos de queda (Crédito: Divulgação/ B3)
Home / DESTAQUE / Ibovespa abre em alta com apoio estatal ao Credit Suisse
quinta-feira 16 de março de 2023 às 10:24h

Ibovespa abre em alta com apoio estatal ao Credit Suisse

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Ibovespa abriu em alta nesta quinta-feira (16), com 0,30% de avanço, aos 102.981 pontos, após o Credit Suisse sinalizar que irá receber apoio do Banco Central da Suíça. Investidores globais seguem atentos aos movimentos dos reguladores e do setor bancário em meio aos eventos recentes.

Na noite de quarta (15), o Credit Suisse anunciou conforme a Forbes, que vai exercer sua opção de emprestar até US$ 53,7 bilhões junto ao Banco Central da Suíça, após a permissão dos reguladores. O socorro aliviou as operações nas bolsas europeias e nos papéis do próprio banco suíço.

Às 9h50 (horário de Brasília), as ações do Credit Suisse negociadas no pré-mercado dos Estados Unidos apresentavam alta de 6,02%, avaliadas em US$ 2,29

No mesmo horário, os futuros dos principais índices de Wall Street registravam desempenho misto. O Dow Jones perdia 0,30%, o S&P 500 recuava 0,22%, mas o Nasdaq tinha alta de 0,13%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O cenário do colapso do SVB nos Estados Unidos e do Credit Suisse na Europa pressiona os bancos centrais dos EUA e da União Europeia em relação ao aumento dos juros nos próximos meses.

Assim como se especula sobre a possibilidade do Federal Reserve não aumentar os juros na reunião do comitê neste mês de março, investidores acreditam que o BCE (Banco Central Europeu) também pode mudar seus planos em relação a mais um aumento das taxas na zona do euro.

A decisão da autoridade monetária da Europa sai ainda hoje, às 10h20 (horário de Brasília). A tarde, a presidente do BCE, Christine Lagarde, falará sobre os rumos da política monetária no bloco europeu.

Por aqui, investidores aguardam a divulgação do novo arcabouço fiscal, que agora chegou às mãos do presidente Lula, após passar pela aprovação do vice-presidente Geral Alckmin. Sem falar em prazos, o presidente Lula declarou que irá apresentar o texto antes de sua viagem para a China, prevista para o fim deste mês.

Entretanto, a expectativa é que o texto venha a público antes da reunião do comitê de política monetária (Copom) na próxima semana.

A temporada de balanços continua com muitas divulgações nesta quinta-feira, após o fechamento de mercado. Estão previstas divulgações de CPFL Energia (CPFE3), Cyrela (CYRE3), Ecorodovias (ECOR3), Energisa (ENGI11), Eztec (EZTC3), Fleury (FLRY3), entre outras.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!