O Ibope divulgou na noite desta última quarta-feira (25), uma pesquisa de intenção de voto para o segundo turno para a Prefeitura do Recife que aponta uma virada de João Campos (PSB), com 43%, sobre a rival e prima, Marília Arraes (PT), com 41%.
Confira a pesquisa Ibope para o segundo turno no Recife:
O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo Jornal do Commercio, tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.001 eleitores da cidade do Recife entre os dias 23 e 25 de novembro.
A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral no número PE-04600/2020, tem nível confiança de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral se considerada a margem de erro.
Nos votos válidos, quando são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os indecisos, Campos tem 51% e Marília tem 49%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Na pesquisa espontânea — quando não há a apresentação dos nomes dos candidatos aos eleitores — o resultado foi o seguinte:
-
- João Campos: 40%
- Marília Arraes: 38%
- Outros: 1%
- Branco ou nulo: 18%
- Não sabem ou preferem não opinar: 4%
A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
Eleições em Recife
Pouco mais de um milhão de recifenses vão às urnas para decidir o segundo turno em uma eleição com detalhe curioso: será decidida entre primos. Os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).
Campos chegou ao segundo turno de uma das votações mais apertadas entre capitais ao fazer 29.17% dos votos válidos. Prestes a completar apenas 27 anos, ele é filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014.
Marília, por sua vez, é neta do também ex-governador Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos. Atualmente é deputada federal por Pernambuco e foi, entre 2009 e 2019, vereadora no Recife.