O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está empenhado em fortalecer o compromisso com a acessibilidade no transporte público, especialmente neste mês de setembro, dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência. Como parte dessa missão, o Ibametro anuncia uma intensificação nas fiscalizações das plataformas elevatórias e demais aspectos relacionados à acessibilidade no transporte coletivo.
A ação visa assegurar que todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades especiais, tenham acesso pleno e seguro aos serviços de transporte público.
Durante este mês, o órgão intensificará as ações observando os seguintes aspectos:
Plataformas Elevatórias: serão avaliados o funcionamento adequado para atender às pessoas com mobilidade reduzida.
Símbolos de Acessibilidade: verificação da presença e visibilidade dos símbolos de acessibilidade em veículos, criando um ambiente inclusivo onde todos possam se sentir bem-vindos.
Barras de Ação com Frisos: verificação da existência de barras de ação com frisos, vitais para orientar deficientes visuais em sua locomoção no transporte público.
Indicação de Poltronas Especiais: verificação das poltronas especiais para idosos, gestantes e pessoas com deficiências estejam claramente indicadas, proporcionando conforto e respeito à diversidade.
Thales Dourado, Diretor-Geral do Ibametro, destaca a importância dessa iniciativa. “A acessibilidade não é um luxo, mas sim um direito fundamental de todos os cidadãos, e estamos dedicados a assegurar que as regulamentações sejam cumpridas para criar um ambiente inclusivo e igualitário”.
Para operação, o Ibametro irá trabalhar de acordo com as regulamentações como a Portaria INMETRO / ME – número 59- de 17/02/2022 e a Portaria INMETRO / MDIC número 290 de 26/07/2010, que buscam aprimorar e estabelecer requisitos para a acessibilidade em veículos de transporte coletivo.
Essas ações serão ampliadas não apenas na capital baiana, mas também em outros municípios, reforçando o compromisso do Ibametro com a promoção da acessibilidade e igualdade para todos.