sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde divulga práticas exitosas da gestão consorciada em saúde
domingo 1 de outubro de 2023 às 16:23h

I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde divulga práticas exitosas da gestão consorciada em saúde

NOTÍCIAS


Com o objetivo incentivar a criação e a divulgação das práticas exitosas realizadas no âmbito da gestão consorciada em saúde pública aconteceu na última sexta-feira (29), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, realizado pelo governo do estado. O diretor da entidade municipalista e prefeito de Iuiú, Reinaldo Góes, participou do evento representando o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.

“Nós sabemos que saúde é um problema sério para os governos municipais, estaduais e federal, mas o importante é a nossa união em busca de solução para os problemas existentes”, ressaltou Reinaldo Góes. O prefeito complementou que as policlínicas representam um avanço significativo na saúde da Bahia.

O governador, Jerônimo Rodrigues (PT), chamou a atenção para o investimento em atenção básica como forma de resolver problemas que pode sem agravar caso não haja o devido cuidado. “Nós precisamos construir um tecido de políticas públicas que estabeleça um amadurecimento muito forte na atenção básica”, concluiu.

Jerônimo também falou sobre a experiência exitosa das policlínicas. Os equipamentos de saúde existentes na Bahia e no Ceará agora estão no Novo PAC Seleções, que vai financiar a construção de 90 policlínicas pelo Brasil. O governador lembrou que se a policlínica hoje está dentro do PAC é por causa de lideranças como os ministros Rui Costa, Camilo Santana e Flávio Dino, que vivenciaram essa experiência positiva na Bahia e no Ceará. “Eles estão levando para dentro das políticas públicas nacional o que nunca teve antes [policlínicas]”.

“Não tem outro caminho para enfrentar os desafios da saúde pública, em um estado com 417 municípios, se não for ao lado das prefeitas, prefeitos e dos consórcios. Hoje o tema mais discutido na área da saúde é a regionalização e eu fico muito feliz de poder aprimorar essa experiência aqui”, resumiu a secretária da Saúde, Roberta Santana.

O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, também citou o êxito das policlínicas, ressaltou a diferença que faz, sobretudo nos municípios de pequeno porte, além de destacar a experiência exitosa da Bahia e do Ceará que será replicada no Brasil. “O Novo PAC Seleções destinou R$ 1 bilhão para construir policlínicas por todo o Brasil”, lembrou.

Bruno Eloy, representante do Ceará, disse que apesar do estado ter sido pioneiro nas policlínicas, a Bahia ultrapassou na qualidade dos equipamentos construídos. “Não temos nenhuma policlínica com ressonância magnética”, lembrou.

Na oportunidade foram apresentados os principais números e resultados alcançados pelas policlínicas. No primeiro semestre de 2023 foram realizados 513.814 atendimentos, 201.755 consultas e 308.388 exames em todo o estado. Entre as novas ações para melhoria estão: melhor aproveitamento de vagas ociosas; melhorias na alimentação e acolhimento; estudo para viabilização do contrato de serviços médicos para os CIS; Custeio – Portaria GM/MS 608 de 06/05/2023; sede própria para os consórcios Interfederativos de saúde; implantação de energia solar fotovoltaica nas unidades; e participação dos consórcios em ATA de Registro de Preços do Estado.

No encerramento do evento acontece a premiação das melhores práticas entre as apresentadas pelas entidades, buscando estimular os gestores a melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!