segunda-feira 10 de fevereiro de 2025
Hugo Motta na Câmara dos Deputados. — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Home / DESTAQUE / Hugo Motta reforça equipe de comunicação e marketing da Câmara dos Deputados
segunda-feira 10 de fevereiro de 2025 às 07:50h

Hugo Motta reforça equipe de comunicação e marketing da Câmara dos Deputados

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Presidente da Câmara tem apostado em um conteúdo com linguagem mais jovem

Logo após chegar ao comando da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) reforçou a sua equipe de comunicação e marketing e tem adotado uma linguagem diferenciada na internet em relação a antecessores. Aliados afirmam conforme reportagem de Marcelo Ribeiro e Murillo Camarotto, do Valor, que um dos objetivo é humanizar não apenas a figura do presidente da Casa, como também atrair mais atenção da sociedade para o Legislativo.

A avaliação desses interlocutores é de que, caso consiga se projetar nas redes, Motta poderá ampliar suas ambições na política, ao se tornar um rosto mais conhecido e simpático para o eleitorado das redes sociais.

Mais jovem parlamentar a ocupar o principal posto da Mesa Diretora, Motta tem apostado em um conteúdo com linguagem mais jovem, com a utilização de ferramentas “viralizáveis” como emojis e cortes rápidos.

Fontes próximas a Motta destacam que, apesar de ex-presidentes da Casa, caso de Arthur Lira (PP-AL), já terem recorrido às redes para tornar conhecidas as ações da Câmara e dar publicidade a atos de seus mandatos, é inédita a iniciativa de tentar tornar o conteúdo mais “pop”, com capacidade atingir mais pessoas.

Em uma tentativa de aproximação com o público nas redes, a equipe de comunicação de Motta tem buscado apresentá-lo apenas como Hugo. No primeiro discurso como presidente, ele optou por fazer trocadilhos com a primeira letra de seu nome.

“Não tenho nenhuma outra ambição a não ser ajudar nesse período tão complexo do país e do mundo para que a coincidência do H de meu nome e o H das torres do Congresso seja para que possamos fazer uma gestão cuja marca seja de outro H, de harmonia. E só há harmonia quando se respeita a independência entre os poderes e a interdependência forjada a partir de suas obrigações. É assim que reza a Constituição. Tentarei ser o presidente com H de Hugo, mas sobretudo com o H de Humildade e o H da Harmonia”, afirmou.

O entorno de Motta também avalia que a presença nas redes pode ajudá-lo a imprimir uma imagem de político que busca dar transparência não apenas aos seus passos enquanto chefe do Legislativo, mas também às decisões da Casa. Com isso, ficaria mais sob seu controle a narrativa que se busca dar para votações relevantes ou polêmica.

A aposta em um conteúdo mais leve e bem-humorado pode ser vista no quadro criado por sua equipe, batizado de “Dá um Hoogle”, em referência à principal ferramenta de busca na internet. Nele, o parlamentar paraibano pretende falar sobre curiosidades de sua vida, mas também deve explicar questões regimentais e falar sobre proposições que “estejam na boca do povo”.

Na avaliação de interlocutores, a iniciativa pode ajudá-lo inclusive a construir sua imagem frente à opinião pública. Ainda que os deputados sejam escolhidos pelo povo, os integrantes da Mesa Diretora são eleitos pelos seus pares. Isso já faz com que exista um distanciamento natural dessas pessoas.

A priorização de Motta no alcance de seus conteúdos ocorre paralelamente aos movimentos recentes feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de mudar a comunicação do governo, bastante criticada nos dois primeiros anos de sua gestão.

Questionado, Motta reconheceu a importância estratégica de adaptar a comunicação institucional aos novos tempos.

“A comunicação mudou. Como representantes do povo, importante estar ali nas redes para ficar mais perto das pessoas e prestar contas do nosso trabalho”, afirmou ele ao Valor.

Com a entrada do ministro Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Lula passou a atuar mais nas redes sociais. Desde a entrada do auxiliar, as publicações do presidente estão com uma linguagem mais jovem e bem-humorada, com a utilização de ferramentas que ajudam na viralização dos conteúdos – efeitos visuais e sonoros, recursos que são usados por influenciadores.

 

Veja também

Especialistas em Contabilidade Pública ministram curso para auditores do TCE/BA

Na manhã desta segunda-feira (10), auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!