Candidato favorito à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Repuplicanos-PB) pode conquistar votação próxima a do atual presidente da Casa, diz o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Além de receber o apoio de partidos do governo Lula da Silva (PT), Motta já garantiu apoio também na oposição, com o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Afora os que estão loucos para aderir a Motta, como o União Brasil, partido de Elmar Nascimento, líder da bancada, um dos rivais que ainda não desistiram da disputa.
A direção do União Brasil vai se reunir novamente terça-feira (5) para definir seu posicionamento, enquanto convence Elmar Nascimento a desistir. Neste sábado (2), Elmar se reúne em São Paulo com Gilberto Kassab, Antônio Brito e toda cúpula do PSD.
O deputado Luciano Zucco (PL-RS) prevê eleição tranquila para Motta e votação próxima à de Arthur Lira, que teve 464 dos 513 votos em 2023.
Votação recorde
Na sua primeira eleição à presidência da Câmara, em 2021, Arthur Lira conquistou 302 votos, humilhando o adversário Baleia Rossi (MDB-SP).
O presidente anterior, ex-deputado Rodrigo Maia, então DEM (atual União Brasil), também obteve 302 votos na primeira eleição, em 2017, e 334 em 2019.